Marcos Legais e a Educação Superior no Século XXI

Autores

  • Chaiane de Medeiros Rosa Universidade Estadual Paulista - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991029

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991029

Em meio aos processos de mundialização do capital e globalização que perpassam a sociedade mundial e brasileira, a educação superior passou a ser entendida como sustentáculo para a competitividade social e econômica do país. Nesse contexto, esse nível de ensino passou a sofrer fortes interferências dos sistemas social, econômico e político em sua configuração. Diante desse quadro, este artigo propõe-se a analisar a evolução e adaptação da educação superior no Brasil em conformidade com direcionamentos do Estado e do mercado, bem como das demandas da sociedade civil, que se colocam como balizadores das políticas e programas educacionais, os quais se materializam por meio de planos, programas, projetos, ações e legislações. Para realizar tal intento, valeu-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem documental, que se realizou por meio de consultas a legislações, ordenamentos legais e documentos produzidos por organismos nacionais e internacionais referentes à educação, especialmente a de nível superior. Também foi realizada pesquisa de caráter bibliográfico, baseada em autores como Cury (2002), Ferreira e Oliveira (2011), Höfling (2001), Mancebo (2004), Sguissardi (2009), Silva Jr. e Sguissardi (2001, 2005) e outros, com vistas a buscar contribuições teóricas referenciadas para a compreensão da temática apresentada. Como resultado, este estudo aponta que a educação superior avança em conformidade com demandas do Estado, do mercado, e da própria sociedade civil. Por assim ser, as políticas públicas voltadas para esse nível de ensino revelam traços dos conflitos de interesses desses diversos atores, e por isso, não são neutras, mas perpassadas pelos valores e objetivos de cada um. 

Palavras-chave: Educação superior, Marcos legais, Políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Chaiane de Medeiros Rosa, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (em andamento). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2013). Especialista em Português Jurídico pela Faculdade Integrada Grande Fortaleza (FGF) (2013). Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2009).

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Publicado

25.11.2014

Como Citar

ROSA, Chaiane de Medeiros. Marcos Legais e a Educação Superior no Século XXI. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 278–290, 2014. DOI: 10.14244/198271991029. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1029. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios
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