A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR, POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E ATRATIVIDADE DA CARREIRA

Autores

  • Olgaíses Cabral Maués UFPA
  • Arlete Maria Monte de Camargo UFPA

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991013

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991013

O presente trabalho tem como objetivo analisar alguns resultados de pesquisa desenvolvida sobre a expansão dos cursos de formação de professores, que têm como referência as orientações emanadas de organismos internacionais, no caso específico OREALC/UNESCO. Tais orientações voltam-se para questões relativas à valorização dos docentes, a partir de estudos feitos sobre as políticas de formação inicial, continuada e carreira de professores da educação básica, implementadas pelo governo brasileiro nos últimos dez anos. Realizou-se um estudo documental e uma análise de conteúdo dos documentos utilizados como referência, além de dados estatísticos disponibilizados pelo MEC/INEP e pela CAPES. A partir dessas referências, procurou-se verificar a influência dos organismos internacionais nas políticas de formação no Brasil e ao mesmo tempo buscou-se identificar, por meio de dados extraídos do Censo da Educação Superior, o crescimento que possa ter ocorrido nos cursos de formação de professores no país. As conclusões a que se chegou evidenciam que, apesar de várias leis aprovadas sobre o assunto, a questão da formação docente ainda não representa uma opção significativa para atrair novas pessoas que ingressam no ensino superior, nem vem contribuindo, de forma representativa com a expansão da educação superior. Finalmente, o estudo revela que a possível expansão nas Licenciaturas vem se efetivando por meio do PARFOR, o que significa a formação em serviço para os professores que já estão em atuação.

Palavras-chave: Expansão da Educação Superior, Organismos Internacionais, Políticas de Formação e Valorização Docente

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Biografia do Autor

Olgaíses Cabral Maués, UFPA

Doutora em Educação (USTL/França. 1994), é professora associada da Universidade Federal do Pará, atua na graduação e na pós-graduação, inserida na linha de pesquisa Políticas Públicas Educacionais desde 2003, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Participa das pesquisas do GT 11 Política de Educação Superior, da ANPEd. E-mail: olgaises@uol.com.br

Arlete Maria Monte de Camargo, UFPA

Formada em Pedagogia, com doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). É Professora Associada do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará e desenvolve estudos e pesquisas na área de Formação de professores, Currículo e educação superior, Trabalho Docente e educação básica. Integra a Rede Universitas/BR. E-mail: acamargo@ufpa.br

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Publicado

01.05.2014

Como Citar

MAUÉS, Olgaíses Cabral; CAMARGO, Arlete Maria Monte de. A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR, POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E ATRATIVIDADE DA CARREIRA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 77–91, 2014. DOI: 10.14244/198271991013. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1013. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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