A pré-escola na EMEI e EMEF: desafios da construção de práticas pedagógicas para a infância
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.4777Palavras-chave:
cResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o direito a educação e o direito a brincadeira como fundamentais às crianças. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas de um município da região central do Rio Grande do Sul, onde ocorreram encontros formativos com as professoras das turmas de educação que atendem crianças de 4 a 6 anos de idade, possibilitando uma reflexão referente às práticas docentes no âmbito dos diferentes contextos da Educação Infantil. Neste artigo, são abordados dois aspectos que foram importantes e discutidos em encontros formativos com professoras da Educação Infantil de dois contextos: o direito a educação e a legislação que o referenda e o direito ao brincar como possibilidade de construir significados sobre o mundo. Sabe-se que a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento das crianças até cinco anos e onze meses de idade e é nessa fase que as crianças descobrem novos valores, sentimentos, costumes, ocorrendo também o desenvolvimento da autonomia, da identidade e a interação com outras pessoas. O outro aspecto mais discutido foi o brincar, pois o mesmo auxilia na aprendizagem fazendo com que as crianças criem conceitos, ideias, em que se possam construir, explorar e reinventar os saberes. Refletem sobre sua realidade e a cultura em que vivem.
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