A pesquisa em história da educação na perspectiva da história cultural

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994535

Keywords:

completar

Abstract

 
Este artigo se dirige aos recém-chegados ao campo da pesquisa em história da educação na perspectiva da história cultural, e objetiva proporcionar aos seus futuros pesquisadores uma aproximação com os objetos, debates, teorias e autores que frequentemente se encontram nas teses, dissertações e artigos científicos que se destinam, sobretudo, ao estudo acerca do processo de desenvolvimento histórico da educação. Para tanto, este artigo se apoia em autores como Le Goff, Bloch, Constantino, Anjos e Nunes. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Scielo e do portal de periódicos da CAPES, além de livros dos autores mencionados, a respeito da pesquisa em história e em história da educação na perspectiva da história cultural. Aponta-se, nas considerações finais, que o trabalho do pesquisador em história da educação, além de se preocupar com as datas e o desenvolvimento dos episódios políticos, econômicos e sociais no transcorrer da história, para não incorrer em anacronismo, deve tomar como objeto de suas análises os eventos educacionais, sem incorrer na generalização dos seus objetos de estudo, uma vez que o papel do historiador parece decorrer da construção lenta e parcial dos episódios sucedidos no passado, considerando as diferenças dos sujeitos e épocas nas quais cada momento aconteceu.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rudá Morais Gandin, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação. Professora do PPGE da PUCPR.

Published

2024-06-22

How to Cite

MORAIS GANDIN, R. .; MARISA DUDEQUE PIANOVSKI VIEIRA, A. . A pesquisa em história da educação na perspectiva da história cultural. Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 18, p. e453533, 2024. DOI: 10.14244/198271994535. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4535. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-26
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-07-04
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-22