O professor iniciante na escola do campo: reflexões sobre os desafios enfrentados
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994497Abstract
O artigo discute o ingresso do professor iniciante na escola do campo e reflete sobre como esse cenário de atuação profissional impõe condicionantes ao exercício da docência. É uma pesquisa de natureza qualitativa, que utilizou entrevista semiestruturada e observação não participante como técnicas de coleta de dados. O grupo amostral foi constituído por dois professores recém-formados, um diretor escolar e um coordenador da Secretaria de Educação do município de Santarém, no Pará. O estudo indica que professores iniciantes ingressam na profissão docente em escola do campo não por escolha, mas por falta de oportunidade em escolas urbanas, e revela que eles não conhecem a realidade das escolas em áreas rurais na região amazônica. Aduz que não receberam – nem pela SEMED, nem na escola – cursos de capacitação que os ajudassem a compreender o contexto de sua atuação profissional e destaca o programa PIBID como relevante na etapa formativa, por ajudar a reconhecer o contexto escolar muito antes do estágio supervisionado.
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Copyright (c) 2024 Patricia Mascarenhas dos Santos, Solange Helena Ximenes-Rocha
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##plugins.generic.dates.accepted## 2021-03-16
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25