IMPLICAÇÕES DA METACOGNIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores

  • Eliana Alves Pereira Leite Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marta Maria Pontin Darsie Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199250

Resumo

Este artigo discorre sobre o tema metacognição a partir da identificação e discussão de diferentes definições encontradas na literatura. Tem por objetivo apresentar implicações identificadas por diferentes autores entre metacognição e aprendizagem, e mais especificamente entre metacognição e aprendizagem da matemática. Nesse sentido, trata-se de uma revisão de literatura, construída como parte da fundamentação teórica de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como exploratório e bibliográfico. Cabe ressaltar, que embora alguns autores tenham apontado para a importância da metacognição na aprendizagem, tal mecanismo ainda é pouco conhecido e consequentemente pouco explorado principalmente no campo da Educação Matemática. Acredita-se que esses apontamentos podem contribuir nas discussões concernentes ao processo de aprendizagem da matemática.

Palavras-chave
: Metacognição; Aprendizagem; Matemática.

Métricas

Visualizações em PDF
1,871
Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202677
|

Biografia do Autor

Eliana Alves Pereira Leite, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2006) e Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Atualmente é aluna do curso de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e estudante vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GRUEPEM) liderado pela profª Dra. Marta Maria Pontin Darsie.

Downloads

Publicado

23.11.2011

Como Citar

LEITE, Eliana Alves Pereira; DARSIE, Marta Maria Pontin. IMPLICAÇÕES DA METACOGNIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 179–191, 2011. DOI: 10.14244/19827199250. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/250. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2011-08-07
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-09-27
##plugins.generic.dates.published## 2011-11-23