Inclusão escolar e formação inicial de professores: a percepção de alunos egressos de um curso de Pedagogia (School inclusion and initial teachers training: the perception of students graduated in Education)

Authors

  • Rosimar Bortolini Poker Unesp/Marília
  • Fernanda Oscar Dourado Valentim Unesp/Marília
  • Isadora Almeida Garla Unesp/Marília

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992016

Abstract

Inclusive education implies decision-making that affects the school educational process and contests traditional practices, both from organizational and political point of view as well as didactic-pedagogical. The initial teacher training lies in this scenario and has presented limitations. Training courses, especially the degree in Education, have not been able to train the future teachers to effectively meet the needs and particularities of the target students of Special Education. In view of this context, the objective of the research was to identify, along with the graduating students of Education course of the Faculty of Philosophy and Sciences - UNESP / Marília (Brazil), their perceptions about such initial formation course, and verify whether it promotes a formation towards the perspective Inclusive education. Data gathering was carried out by means of the application of an online questionnaire via Google Forms platform, based on a quanti-qualitative analysis of the data organized in central themes related to teacher education in an inclusive perspective. The results pointed out the need for curricular restructuring of the course in order to prioritize the relationship between the disciplines dealing with Special Education content, and the others, as well as the inclusion of internship opportunities in inclusive classrooms to improve teacher education.
Keywords: Initial teacher training, Education, School inclusion.

Resumo
A educação inclusiva implica tomada de decisões que afetam o processo educativo escolar e contestam práticas tradicionais, tanto do ponto de vista organizacional e político quanto didático-pedagógico. A formação inicial de professores se situa nesse cenário e tem apresentado limitações. Os cursos de formação, em especial a Pedagogia, não têm conseguido capacitar os futuros professores para atenderem de forma efetiva as necessidades e particularidades dos alunos público alvo da Educação Especial. Diante desse contexto, a pesquisa teve por objetivo identificar, junto aos estudantes egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília (Brasil), quais são suas percepções sobre tal curso de formação inicial e verificar se promove uma formação em direção à perspectiva educacional inclusiva. A coleta ocorreu por meio da aplicação de um questionário online via plataforma Google Forms, com base em uma análise quanti-qualitativa dos dados que foram organizados em temas centrais relacionados com a formação do professor na perspectiva inclusiva. Os resultados apontaram a necessidade de reestruturação curricular do curso de forma a priorizar a relação entre as disciplinas que tratam de conteúdos de Educação Especial e as demais, além da inserção de oportunidades de estágio em salas de aulas inclusivas para aprimorar a formação do professor.
Palavras-chave: Formação inicial de professores, Pedagogia, Inclusão escolar.

References

BARBOSA-VIOTO, J.; VITALIANO, C. R. Educação inclusiva e formação docente: percepções de formandos em pedagogia. Magis: revista internacional de investigación en educación, v. 5, n. 11, p. 353-373, 2013.

BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.

BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 21 jul. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 de maio de 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 8 fev. 2016.

CAPELLINI, V. L. M. F.; MENDES, E. G. O ensino colaborativo favorecendo o desenvolvimento profissional para a inclusão escolar. Educere et Educare: revista de educação, v. 2, n. 4, p. 113-128, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/39339864/1659-5858-1-PB.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1500401177&Signature=8%2FvmOFCS%2B1Rh0yOv8M30UDzukog%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DO_ensino_colaborativo_favorecendo_o_dese.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2017.

CASTANHO, D. M.; FREITAS, S. N. Inclusão e prática docente no ensino superior. Revista Educação Especial, n. 27, p. 85-92, 2005. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2006/01/a6.htm>. Acesso em: 4 jun. 2015.

DEIMLING, N. N. M.; CAIADO, K. R. M. Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de pedagogia das universidades públicas paulistas. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 15, n. 3, p. 51-64, set./dez. 2012.

DUEK, V. P. Professores diante da inclusão: superando desafios. In: CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 4., 2007, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2007. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2007/066.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2017.

DUEK, V. Formação de professores e educação inclusiva: uma experiência com casos de ensino. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 5. 2009, São Paulo. Formação docente em foco: anais... Porto Alegre: UFRGS; UFES; São Carlos: UFSCAR, 2009.

FERREIRA, W. B. Inclusão x exclusão no Brasil: reflexões sobre a formação docente dez anos após Salamanca. In: RODRIGUES, D. (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. p. 212- 236.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p. 33-46, dez./jan./fev. 2013-2014. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164>. Acesso em: 19 jul. 2017.

LUNARDI, G. M. As práticas curriculares de sala de aula e a constituição das diferenças dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. In: REUNIÃO ANUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 28. 2005, Caxambu. Textos... São Paulo: Associação Nacional de Pós Graduação; Rio de Janeiro: ANPEd, 2005. Disponível em: <www. anped.org.br/reunioes/28/textos/gt15/gt151363int.rtf.> Acesso em: 12 maio 2015.

MARTINS, L. A. R. Reflexões sobre a formação de professores com vistas à educação inclusiva. In: MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 25-38.

NAUJORKS, M. I. Stress e inclusão: indicadores de stress em professores frente à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Educação Especial, n. 20, p. 117-125, 2002. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5125/3105>. Acesso em: 3 jul. 2015.

PEDROSO, C. C. A.; CAMPOS, J. A. P. P.; DUARTE, M. Formação de professores e educação inclusiva: análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura. Educação Unisinos, v. 17, n. 1, p. 40-47, jan./abr. 2013.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. São Paulo: Artmed, 1999.

PIRES, G. N. da Luz. Educação inclusiva: dificuldades enfrentadas pelos professores do Ensino Fundamental no processo de inclusão. In: MARTINS, L. A. R. et al. (Org.). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. p. 162-170.

POKER, R. B. Pedagogia inclusiva: nova perspectiva na formação de professores. Educação em Revista: formação de profissionais na educação, n. 4, p. 39-50, 2003.

POKER, R. B.; MILANEZ, S.G.C. Formação do professor e educação inclusiva: análise dos conteúdos dos cursos de pedagogia da Unesp e da USP. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, p. 703-718, 2015. Especial. Disponível em: <http://piwik.seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7921/5428>. Acesso em: 22 jul. 2015.

PORTELINHA, A. M. S.; BASEGGIO, D. C. Formação de professores na perspectiva da inclusão. In: PINHEIRO, A. S. et al. (Org.). Educação, currículo, ensino e formação de professores. Francisco Beltrão: Calgan, 2005. v. 1, p. 51-70.

PLETSCH, M. D. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Revista Educar, n. 33, p. 143-156, 2009.

PLETSCH, M. D.; GLAT, R. Plano Educacional Individualizado (PEI): um diálogo entre práticas curriculares e processos de avaliação escolar. In: GLAT, R.; PLETSCH, M. D. (Org.) Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. p. 17-32.

RODRIGUES, D. Desenvolver a Educação Inclusiva: dimensões do desenvolvimento profissional. Inclusão: revista da Educação Especial, n. 4, p. 7-16, 2008.

SANTOS, M. P. dos. Ressignificando a formação de professores para uma educação inclusiva. Rio de Janeiro: UFRJ, LaPEADE, 2007. Relatório de Pesquisa apresentado a Capes, sobre pesquisa desenvolvida no Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Material não publicado.

VALENTIM. F. O. D. Inclusão de alunos com deficiência intelectual: considerações sobre avaliação da aprendizagem escolar. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, 2011.

VALENTIM. F. O. D.; OLIVEIRA, A. A. S. Avaliação da aprendizagem e deficiência intelectual na perspectiva de professores do ensino comum. Revista Diálogo Educacional, v. 13, n. 40, p. 851-871, set./dez. 2013.

VITALIANO, C. R. Formação de professores para inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Londrina: EdUEL, 2010.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rosimar Bortolini Poker, Unesp/Marília

Docente do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências/Unesp de Marília, Pesquisadora do Projeto OBEDUC/CAPES; Marília/SP.

Fernanda Oscar Dourado Valentim, Unesp/Marília

Professora da Rede Municipal de Educação de Marília e Bolsista do Projeto OBEDUC/CAPES; Marília/SP. Formada em Pedagogia pela Unesp/Marília, Mestre em Educação pela mesma universidade.

Isadora Almeida Garla, Unesp/Marília

Graduanda em Pedagogia da Unesp/Marília e Bolsista do Projeto OBEDUC/CAPES; Marília/SP.

Published

2017-11-30

How to Cite

POKER, R. B.; VALENTIM, F. O. D.; GARLA, I. A. Inclusão escolar e formação inicial de professores: a percepção de alunos egressos de um curso de Pedagogia (School inclusion and initial teachers training: the perception of students graduated in Education). Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 876–889, 2017. DOI: 10.14244/198271992016. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2016. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-01-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-09-15
##plugins.generic.dates.published## 2017-11-30