Desenvolvimento profissional de professores de matemática iniciantes: contribuição do PIBID (Professional development of math teachers beginners: PIBID contribution)

Authors

  • Francisco Jeovane do Nascimento Universidade Estadual do Ceará
  • Eliziane Rocha Castro Universidade Estadual do Ceará.
  • Ivoneide Pinheiro de Lima Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991962

Abstract

The different experiences in the context of PIBID through contact with diverse practices and knowledge from more experienced professionals, may constitute an important element in the training of future teachers, in which it is able to appropriate professional exercise their individual and collective perceptions, feeling encouraged to develop within the profession. This versa study on the professional development of mathematics teachers beginners, in which analyzed the implications of natural experiences in the initial formation (within the PIBID) and its impact on teaching and professional development exercise. The methodology used was the case study, whose research instruments were observation and interview. The results showed that the unique experiences, experienced in the context of PIBID, have led to the formation of times teachers, establishment and improvement of the profession learning, reflecting in their repertoire of professional knowledge and their teaching practice. It is noteworthy that the actions developed in the context of PIBID echoed in the work of beginning teachers, constituting as grants in their professional context, including the reflection on practice, classroom management, learning with peers, use of diverse strategies in the teaching and learning mathematics. The final considerations showed that the continuity of the educational activity involves studies, redirections of didactic / pedagogical practices from the perspective of professional development.

Keywords: Beginners math teachers, Training and teaching practice, Professional development.

Resumo

As experiências diferenciadas vividas no contexto do PIBID, através do contato com práticas e saberes diversificados de profissionais mais experientes, podem constituir-se como um elemento importante na formação do futuro professor, para que este tenha condições de um exercício profissional adequado às suas percepções individuais e coletivas, sentindo-se estimulado a desenvolver-se dentro da profissão. Este estudo versa sobre o desenvolvimento profissional de professores de Matemática iniciantes, em que se analisou as implicações de experiências singulares vivenciadas na formação inicial (no âmbito do PIBID) e sua repercussão no exercício docente e desenvolvimento profissional. A metodologia usada foi o estudo de caso, cujos instrumentos de pesquisa foram a observação e a entrevista. Os resultados evidenciaram que as experiências singulares, vivenciadas no contexto do PIBID, propiciaram aos professores momentos de formação, constituição e aperfeiçoamento da aprendizagem da profissão, repercutindo no seu repertório de conhecimentos profissionais e na sua prática docente. Destaca-se que as ações desenvolvidas no contexto do PIBID repercutiram no trabalho dos professores iniciantes, constituindo-se como subsídios em seu contexto profissional, dentre eles a reflexão sobre a prática, a gestão de sala de aula, a aprendizagem com os pares, o uso de estratégias diversificadas no processo de ensino e aprendizagem matemático. As considerações finais evidenciaram que a continuidade da atividade educativa implica estudos, redirecionamentos das práticas didático/pedagógicas, na perspectiva do desenvolvimento profissional.

Palavras-chave: Professores de matemática iniciantes, Formação e prática docente, Desenvolvimento profissional.

References:

ABRANTES, P.; PONTE, J. P. Professores de matemática. Que formação? In: Ensino da matemática: Anos 80. Actas do colóquio realizado no âmbito do encontro internacional de homenagem a José Sebastião e Silva. Lisboa: SPM, 1982, p. 269-292.

BAPTISTA, M. L. M. Concepção e implementação de actividades de investigação: um estudo com professores de física e química do ensino básico. 2010. 586 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Educação: Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.

BELO, E. do S. V.; GONÇALVES, T. O. A identidade profissional do professor formador de professores de Matemática. Educação, Matemática, Pesquisa, São Paulo, SP, v.14, n.2, p.299-315, mai./ago. 2012.

BRASIL. Lei 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de dezembro de 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES Nº1.302/2001. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática. Diário Oficial da União de 5/3/2002, Seção 1, p. 15.

FARIAS, I.M.S. de; ROCHA, C. C. T. PIBID: uma política de formação docente inovadora?. Revista Cocar, Belém, PA, v. 6, n.11, p. 41-49, jan-jul. 2012.

FORMOSINHO, J. (Org.). Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto editora, 2009. 400 p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 148 p.

GUSKEY, T. R. Professional development and teacher change. Teachers and teaching: theory and practice. v. 8, n. 3/4, p. 381-391, 2002. Disponível em: < physics.gmu.edu/~hgeller/TeacherWorkshop/Guskey2002.pdf >. Acesso em: 23 nov. 2014.

IMBERNON, F. Formação docente e profissional: formar- se para a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9 ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. 128 p.

ISAIA, S. M. de A. O professor de licenciatura: desafios para sua formação. In: SILVA, L. D.; POLENZ, T. (Org.). Educação e contemporaneidade: mudança de paradigma na ação formadora da universidade. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. p. 144-162

LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012. 171 p.

LOPES, A. R. L. V. Aprendizagem da docência em matemática: o clube da matemática como espaço de formação inicial de professores. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2009. 203 p.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª ed. Rio de Janeiro: E.P.U. Editora, 2013. 128 p.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de ciências da educação, Lisboa, Portugal, n. 8., p. 7-22, jan./abr. 2009a. Disponível em:< http://dialnet.unirioja.es/ejemplar/220830>. Acesso em 21 mai. 2014.

MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, MG, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009b.

MENEZES, J. L.; PONTE, J. P. Investigação colaborativa de professores e ensino da Matemática - Caminhos para o desenvolvimento profissional. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 01, n. 1, p. 1-32, 2009.

NÓVOA, A. Professores – Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. 95 p.

PAIVA, M. A. V. Saberes do professor de Matemática: Uma reflexão sobre a licenciatura. Educação Matemática em Revista, São Paulo: SBEM, ano 9, ed. especial, pag. 95 – 104. mar. 2002.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 298 p.

PIRES, M. V.; MARTINS, C. Formação e desenvolvimento profissional do professor de Matemática. In: GOMES, H.; MENEZES, L.; CABRITA, I. (Orgs.), Actas do XXI SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Lisboa: APM, 2010, p. 414.

PONTE, J. P. da. Perspectivas de desenvolvimento profissional de professores de Matemática. In: _______; MONTEIRO, C.; MAIA, M; SERRAZINA, L; LOUREIRO, C. (Org.). Desenvolvimento profissional de professores de Matemática: Que formação?. Lisboa: SEM-SPCE, 1995, p. 193 - 211.

PONTE, J. P. da. Estudos de Caso em Educação Matemática. Revista Bolema, Rio Claro, SP, v. 19, n. 25, p. 62-69, ago./dez. 2006.

PONTE, J. P. da. Formação do professor de Matemática: perspectivas atuais. In: _______ (Org.). Práticas profissionais dos professores de Matemática. 1ª ed. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa: Lisboa, 2014. cap. 14, p. 343-358.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 94 p.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Francisco Jeovane do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE; Professor da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE).

Eliziane Rocha Castro, Universidade Estadual do Ceará.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE; Professora da rede municipal de ensino de Raposa/MA.

Ivoneide Pinheiro de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE)

Published

2017-08-21

How to Cite

NASCIMENTO, F. J. do; CASTRO, E. R.; LIMA, I. P. de. Desenvolvimento profissional de professores de matemática iniciantes: contribuição do PIBID (Professional development of math teachers beginners: PIBID contribution). Electronic Journal of Education, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 487–504, 2017. DOI: 10.14244/198271991962. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1962. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2016-11-22
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-05-15
##plugins.generic.dates.published## 2017-08-21