Estágio supervisionado e prática docente: Sentidos das produções discursivas da ANPEd, BDTD e EPENN
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199990Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199990
Este artigo objetiva analisar os sentidos atribuídos ao estágio supervisionado e à prática docente nas produções discursivas da ANPEd, BDTD da UFPE, e EPENN, Brasil. Esses sentidos são compreendidos como tendo um caráter dinâmico, sempre ressignificados historicamente e ocupando o lugar de disputas epistêmicas e políticas. Assim, o artigo inicia com a discussão sobre a relação teoria e prática historicamente construída na formação de professores; investe ainda no diálogo sobre os desafios do estágio; discorrendo com o debate a respeito da prática docente; além das próprias publicações que foram ao mesmo tempo referência teórica e análise. Como metodologia o artigo se filia à abordagem qualitativa, analisando as publicações científicas a partir da Análise do Discurso na perspectiva francesa. Dessa forma, os trabalhos publicados trazem o estágio como possibilidade de construção da práxis e de diálogo entre os diversos componentes curriculares. Além disso, o estágio articulado ao enunciado da reflexão se apresenta como lugar de ressignificação da prática docente. Identifica-se que os trabalhos ainda estabelecem vínculos entre a teoria da prática reflexiva e a teoria da práxis de cunho mais marxista. Sem embargo, as produções analisadas tanto de estágio quanto de prática docente se utilizam das duas concepções na tentativa de estabelecer a relação teoria e prática.
Palavras-chave: Estágio supervisionado, Prática docente, Sentidos.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-07-14
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25