Gestão escolar e avaliação externa: Experiências de escolas da Rede Municipal de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199919Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199919
A centralidade adquirida pela avaliação externa nas últimas décadas fez emergir questionamentos sobre suas implicações para o cotidiano escolar, algumas das quais se pretende evidenciar neste trabalho que tem origem em pesquisa de mestrado em andamento realizada em quatro escolas Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Objetiva-se explorar e analisar as possíveis formas de apropriação dos resultados gerados por essas avaliações pelas equipes gestoras nas escolas. Inicialmente, busca-se pontuar elementos para conceituar as atribuições da gestão escolar e compreender a trajetória da avaliação externa na educação básica e fornecer informações sobre a metodologia utilizada. Em seguida, apresenta os dados coletados nas entrevistas realizadas em campo e descreve experiências, concepções e resistências das equipes gestoras sobre avaliações externas. Conclui que, dentro das escolas, da perspectiva das equipes gestoras, há um tensionamento entre as potencialidades e limites que a avaliação externa tem em contribuir com a melhoria da qualidade do ensino.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-08-25
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25