Política e Avaliação educacional: aproximações
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199904Resumo
DOI:http://dx.doi.org/10.14244/19827199904
Este artigo procura trazer reflexões sobre as possíveis relações entre a política e a avaliação educacional por meio do resgate do percurso das políticas educacionais e de seu contexto histórico, principalmente após a década de 1990. Considerando-se a centralidade da avaliação nas políticas atuais, torna-se importante compreender alguns marcos teóricos e conceituais que possibilitem refletir sobre a avaliação, pois se reconhece a importância do conhecimento dessa área para professores, gestores, profissionais da educação, visando à melhoria das práticas avaliativas e educacionais, uma vez que tais ideias, em nível macro, tendem a se constituir e se materializar na realidade escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de levantamento bibliográfico e documental como procedimento metodológico. Sabe-se que o campo de pesquisa da Educação tem reivindicado uma educação mais democrática; no entanto, as práticas avaliativas podem estar em contradição com essa proposta, o que remete à necessidade da compreensão da sua importância no processo educacional, bem como das bases teóricas que apontam para a avaliação educacional relacionada com uma prática social crítica/transformadora.
Palavras-chave: Política educacional, Avaliação educacional, Práticas avaliativas.
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##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20