Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199892Resumo
A opção dos estudantes por um curso de graduação em licenciatura envolve vários fatores. Porém, muitas vezes, os jovens não estão preparados para esta escolha, gerando frustrações e desistências. Desta forma, este trabalho objetivou traçar o perfil socioeconômico e conhecer as expectativas profissionais acerca da docência de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição privada de Ensino Superior, localizada no município de Rio Branco, Acre, Brasil. Foram distribuídos questionários estruturados aos estudantes, contendo perguntas fechadas e abertas, a fim de conhecer o perfil socioeconômico e as razões da escolha do curso, além de analisar suas expectativas futuras quanto à docência. Concluiu-se que o perfil dos estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é, em sua maioria, composto por mulheres, alunos que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, são de classe média baixa e filhos de pais com baixo nível de escolaridade. A docência é preterida por aproximadamente metade destes estudantes, os quais relataram que não possuem as características necessárias para lecionarem. Em relação aos que pretendem lecionar, quase a totalidade dos estudantes gostariam de ministrar aulas no Ensino Superior em vez de lecionar nos níveis de Ensino Fundamental e Médio.
Palavras-chave: Formação de professores, Escolha profissional, Identidade profissional.
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Publicado
20.08.2014
Como Citar
SANTOS, Rodrigo Souza; PEREIRA, Luciana Maira de Sales; MARQUES, Francicléia de Melo; COSTA, Nayara Cristina Ferreira da; OLIVEIRA, Patrícia Soares de. Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 293–303, 2014. DOI: 10.14244/19827199892. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/892. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
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