A escola que queremos: é possível articular pesquisas ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e práticas educacionais?

Autores

  • Leila Cristina Aoyama Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Walter Antonio Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199890

Resumo

DOI:http://dx.doi.org/10.14244/19827199890


A partir das experiências vivenciadas em uma disciplina sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), verificou-se que é urgente a articulação entre discussões acadêmicas e espaço escolar, se queremos promover uma educação crítica e transformadora. Geralmente, tal questão é levada apenas para os infindáveis projetos de pesquisa e raramente chegam às salas de aula para efetiva implementação junto aos estudantes. Com esta preocupação, algumas atividades, em tal disciplina, demonstraram o forte potencial de alguns vídeos do tipo documentário, como instrumento didático, para a promoção do debate inadiável sobre questões CTS. Neste artigo, buscamos o aprofundamento da discussão de como a perspectiva CTS pode apresentar, na educação, uma possibilidade crítica e emancipadora. Mas, para isso, requer instrumentos fortes e compatíveis com as novas disponibilidades da mídia moderna. Isto poderá fazer frente – infelizmente, ainda em pequena proporção – aos aparatos do poder hegemônico que se utiliza deste recurso como ferramenta de ilusão e alienação.

Palavras-chave: Práticas educacionais, Educação crítica, Vídeos documentários, CTS.

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Publicado

20.08.2014

Como Citar

BARBOSA, Leila Cristina Aoyama; BAZZO, Walter Antonio. A escola que queremos: é possível articular pesquisas ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e práticas educacionais?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 363–372, 2014. DOI: 10.14244/19827199890. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/890. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
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##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20