Ciências, infância e alfabetização: Provocações para pensar a aprendizagem como ampliação da palavramundo
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199858Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199858
Este texto traz reflexões engendradas a partir de uma pesquisa longitudinal realizada no cotidiano de uma escola pública carioca, nos anos de 2009 e 2010, período em que acompanhamos a prática de uma mesma professora com um grupo de crianças durante seu processo de alfabetização (1º e 2º anos de escolaridade). No diálogo com experiências vivenciadas na cotidianidade escolar, registrada por meio de caderno de campo e fotografias, tecemos considerações sobre possíveis diálogos entre a alfabetização e o ensino de ciências para crianças, sublinhando aspectos do aprender/ensinar ciências como um direito destas. Consideramos desafios e possibilidades colocados a essa provocação tendo em vista o atual cenário educacional e concepções pedagógicas vigentes. Por fim, defendemos um ensino de ciências e uma alfabetização como processos centrados no dialogismo e na ampliação da leitura da palavramundo freireana, com o respaldo de experiências vividas na ação investigativa desenvolvida. Assim, por meio de uma investigação do e no cotidiano, refletimos sobre a possibilidade da aproximação entre o ensino de ciências e a alfabetização, acreditando que este diálogo pode resultar em um rico processo de aprender e ensinar a ler e a escrever.
Palavras-chave: Ensino de ciências, Alfabetização, Dialogismo, Cotidiano escolar.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-07-23
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25