O PRINCÍPIO FORMATIVO DO APRENDER FAZENDO NO PROGRAMA DE OFICINAS-ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199805Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma análise da proposta formativa do programa de Oficinas-Escola, baseada no principio patrimonial de aprender fazendo. O objetivo é compreender as implicações linguísticas e pedagógicas que o mencionado princípio apresenta, em contraste com o modelo padrão de ensino em sala de aula. Partiremos do caso específico da Oficina-Escola de Revitalização de Patrimônio Histórico de João Pessoa (Paraíba/Brasil), com o intuito de realizar um relato reflexivo e crítico, no qual sejam recolhidos os traços linguísticos e pedagógicos do princípio do aprender fazendo. A realidade das Oficinas-Escola visibiliza os movimentos homogeneizantes e excludentes do modelo educativo padrão, fundamentado no domínio de conteúdos abstratos e no método de ensino, ao passo que responde com um antigo princípio formativo, aquele que caracteriza a transmissão de um ofício partindo do respeito às capacidades e habilidades corporais de cada jovem, da intensificação do relacionamento humano e dos referentes comunitários no uso da língua. Finalmente, situamos a análise em uma perspectiva histórica, através do pensamento de dois autores espanhóis do período moderno, o médico filósofo Juan Huarte de San Juan e o pensador Juan de Valdés, os quais adiantaram, já no século XVI, a problemática linguística e pedagógica identificada na atividade formativa e na realidade dos alunos das Oficinas-Escola.
Palavras-chave: ofício; inteligência natural; língua viva; integração.
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199805
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-10-31
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14