A percepção de encarregados de educação e de professores sobre a relação escola-família nas escolas dos 2º e 3º ciclos de um Concelho da região centro de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199785Resumo
DOI:http://dx.doi.org/10.14244/19827199785
A qualidade da relação entre a escola e a família é apontada pelas teorias e pelos modelos de desenvolvimento como fator relevante para o desenvolvimento harmonioso de crianças, adolescentes e jovens, sendo mesmo apresentada por alguns estudos, realizados em nível nacional e internacional (como mostraremos ao longo do texto), como determinante no que diz respeito ao nível do seu desempenho escolar e educativo. O conhecimento e a aceitação dessa correlação forte e positiva parecem reunir algum consenso. Contudo, a realidade mostra outra faceta, continuando a revelar-se de grande complexidade a concretização dessa relação de cooperação. Neste artigo, são apresentados os resultados mais relevantes de um estudo realizado no âmbito da tese de doutoramento na Universidade de Granada , cujo objetivo fundamental foi a caracterização da participação e do envolvimento das famílias nas escolas dos 2º. e 3º. Ciclos (correspondentes aos últimos cinco anos do Ensino Fundamental no Brasil – 10-15 anos) de um concelho da região centro de Portugal, através da percepção de encarregados de educação e de professores, que desempenham as funções de direção de turma . Os dados, obtidos através da aplicação de questionários e entrevistas, revelam uma percepção generalizada e inequívoca sobre os grandes benefícios do envolvimento das famílias na vida escolar dos seus educandos para todos os envolvidos, enfatizando, no entanto, a existência de dificuldades bilaterais na sua concretização.
Palavras-chave: Escola, Participação e envolvimento parental, Relação escola-famílias.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-12-15
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20