O uso de um jogo de treinamento no ensino dos conceitos de média e variância
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199775Resumo
DOI:http://dx.doi.org/10.14244/19827199775Apresentamos, neste artigo, o relato de uma experiência de ensino que utilizou, em sala de aula, um jogo de dados, para o reforço no aprendizado dos conceitos de média e variância. O jogo é original e utiliza, simultaneamente, esses dois importantes conceitos da Estatística Descritiva. Formulamos também alguns problemas, envolvendo situações de jogo, cujas soluções, obtidas pelos próprios alunos, têm por objetivo reforçar os conceitos matemáticos presentes nas definições de média e de variância. Pelos relatos dos alunos e das professoras que aplicaram o jogo, acreditamos que a atividade desenvolvida tenha contribuído para a apreensão dos conceitos de média e variância pelos alunos. Esperamos que a sequência didática aqui apresentada possa auxiliar o professor do Ensino Médio no seu trabalho com esses conceitos.
Palavras-chave: Ensino de Estatística, Jogos, Resolução de problemas.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
20.08.2014
Como Citar
LOPES, José Marcos. O uso de um jogo de treinamento no ensino dos conceitos de média e variância. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 345–362, 2014. DOI: 10.14244/19827199775. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/775. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiência
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.received## 2013-02-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-03-31
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-03-31
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20