O uso de um jogo de treinamento no ensino dos conceitos de média e variância

Autores

  • José Marcos Lopes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199775

Resumo

DOI:http://dx.doi.org/10.14244/19827199775

Apresentamos, neste artigo, o relato de uma experiência de ensino que utilizou, em sala de aula, um jogo de dados, para o reforço no aprendizado dos conceitos de média e variância. O jogo é original e utiliza, simultaneamente, esses dois importantes conceitos da Estatística Descritiva. Formulamos também alguns problemas, envolvendo situações de jogo, cujas soluções, obtidas pelos próprios alunos, têm por objetivo reforçar os conceitos matemáticos presentes nas definições de média e de variância. Pelos relatos dos alunos e das professoras que aplicaram o jogo, acreditamos que a atividade desenvolvida tenha contribuído para a apreensão dos conceitos de média e variância pelos alunos. Esperamos que a sequência didática aqui apresentada possa auxiliar o professor do Ensino Médio no seu trabalho com esses conceitos.

Palavras-chave: Ensino de Estatística, Jogos, Resolução de problemas.

Métricas

Visualizações em PDF
4,497
Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026211
|

Biografia do Autor

José Marcos Lopes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - IBILCE/UNESP - São José do Rio Preto, mestre em Ciências de Computação e Estatística pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos - ICMSC/USP - São Carlos, doutor em Teoria do Controle e Estatística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ. Atualmente é professor Livre Docente da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Ilha Solteira. jmlopes@mat.feis.unesp.br

Downloads

Publicado

20.08.2014

Como Citar

LOPES, José Marcos. O uso de um jogo de treinamento no ensino dos conceitos de média e variância. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 345–362, 2014. DOI: 10.14244/19827199775. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/775. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2013-02-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-03-31
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)