Os usos que os jovens fazem da internet: Relações com a escola
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199739Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199739
Este artigo tem como objetivo discutir de que formas os jovens estudantes de uma escola pública em São Paulo utilizam a internet para dar conta de suas tarefas escolares e, desse modo, entender como eles utilizam os recursos disponíveis na internet como ferramentas pedagógicas. Este trabalho é parte de uma investigação de Mestrado, de caráter qualitativo, que utilizou como instrumentos entrevistas e questionários. Partiu-se da hipótese de que, com o advento da internet, algo se alteraria nas dinâmicas escolares, uma vez que a internet seria uma fonte de saber para os alunos que permitiria um diálogo com a cultura escolar. Seria um mecanismo que poderia alterar a relação que os jovens estabeleceriam com o saber escolar, favorecendo a mobilização dos alunos para a aprendizagem. Constatou-se, no entanto, que o uso que os jovens entrevistados fazem dos recursos disponíveis é apenas instrumental e depende dos conhecimentos intuitivos que eles já possuem e que não são adquiridos na escola. As atividades escolares continuam sendo propostas da mesma maneira como o eram antes de a internet figurar como fonte de pesquisa. Concluiu-se, então, que a internet, até o momento, não conseguiu alterar as dinâmicas escolares e que a escola deixa de utilizar as ferramentas da internet para potencializar as aprendizagens. A cultura escolar, enfim, não dialoga com os saberes retirados da internet pelos alunos, deixando de relacionar-se com parte da cultura desses alunos, pouco mobilizados para a aprendizagem escolar nos moldes habituais.
Palavras-chave: Internet, Escola, Juventude, Cultura escolar.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-03-31
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20