Desafios e possibilidades para a Inclusão Digital da Terceira Idade

Autores

  • Elisa Sergi Gordilho Loreto Universidade Estácio de Sá
  • Giselle Martins dos Santos Ferreira Universidade Estácio de Sá e Open University do Reino Unido

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199736

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199736

 

Este artigo discute desafios e oportunidades da Inclusão Digital da Terceira Idade com base em uma pesquisa empírica, que teve como objetivo analisar a formação para a Inclusão Digital oferecida em um Curso de Informática de uma Universidade Aberta da Terceira Idade. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com 26 participantes (23 alunos, dois professores e um coordenador de curso) e utilizou uma combinação de métodos de coleta de dados (observação participante, questionários, entrevistas, grupos focais e fontes documentais) e a análise de conteúdo. O texto sugere que, apesar de possuir diversas limitações estruturais e organizacionais, o curso promove uma forma básica de inclusão digital, a qual, embora limitada em relação às possibilidades do ciberespaço e da cibercultura, tem enorme valor para seu público.

Palavras-chave: Inclusão Digital, Terceira Idade, Universidade da Terceira Idade.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisa Sergi Gordilho Loreto, Universidade Estácio de Sá

Professora de Informática, Pedagoga e Mestre em Educação pela UNESA.

Giselle Martins dos Santos Ferreira, Universidade Estácio de Sá e Open University do Reino Unido

Professora Adjunta no PPGE da UNESA e Coordenadora da Linha de Pesquisas em Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Possui pós-doutorado em Educação pela Open University do Reino Unido, onde foi Professora-Pesquisadora entre 1998-2012 e permanece Pesquisadora Associada no Tecnology in Education Research Group

Downloads

Publicado

20-08-2014

Como Citar

LORETO, E. S. G.; FERREIRA, G. M. dos S. Desafios e possibilidades para a Inclusão Digital da Terceira Idade. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 120–137, 2014. DOI: 10.14244/19827199736. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/736. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-31
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-01-09
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20