Educação do Campo na formação de licenciandos(as) de Pedagogia: possibilidades, desafios e contradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6745

Palavras-chave:

Escola do Campo, Docência, Pedagogia

Resumo

O presente estudo aborda uma discussão acerca da Educação do Campo, enquanto componente curricular no curso de formação inicial de professores do curso de pedagogia, de maneira que seja possível pensar à docência na Amazônia dialogada com as múltiplas realidades e possibilidades de atuação do professor/a, para além das áreas urbanas. Os processos metodológicos ocorreram de maneira integrada, de uma pesquisa participante na disciplina e das ações externa à sala de aula, por meio do I Seminário de Educação do Campo, realizado no município de Parintins/AM. Junto a revisão bibliográfica e documental, realizou-se as discussões das contribuições da literatura estudada e das falas das 3 professoras entrevistadas. Com isso, percebeu-se a importância da discussão acerca da Educação do Campo, mesmo que de maneira inicial, como uma disciplina no curso de pedagogia, mas fundamental para aproximar os licenciandos da realidade do campo, dos aspectos históricos, socioeconômico, metodológicos, de lutas, que influenciam a realidade educacional camponesa, conhecimentos fundamentais aos profissionais que poderão atuar nesses espaços.

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Biografia do Autor

Marcelo Bagata Tavares, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação-PPGE, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Licenciado em Pedagogia pela mesma Universidade, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ-UFAM); Integrante dos Grupos de Pesquisa, Educação do Campo: Currículo e Formação de Professores/as na Amazônia (GPECAM) e CANOA. Realizo pesquisa na área de Educação do Campo, Políticas educacionais e seus desdobramentos na Educação Básica.

Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: PARINTINS, AMAZONAS/NORTE, BR

Atualmente é docente do ensino superior, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/UFAM, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Educação com atuação principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, História da Educação, prática pedagógica e diversidade cultural. Foi coordenadora de área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do subprojeto de Pedagogia/Parintins (AM), nos períodos de novembro de 2012 a fevereiro de 2014 e Agosto de 2018 a janeiro de 2020. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo e Territorialidades Amazônicas - CANOA e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ). Foi coordenadora de projeto de pesquisa, vinculado à FAPEAM.

Edilson da Costa Alabarado, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Doutor em Educação no PPGED/UFPA. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM. Especialista em Educação Ambiental Urbana pela ESAB. Graduado em Pedagogia UFAM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia - GEPERUAZ/UFPA e do Grupo de Estudos, Pesquisas em Educação no Ambiente Amazônico GEPEAM/UFAM. Membro do Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Florestas e das Águas Paulo Freire - FOPINECAF

Heloisa da silva borges, Universidade federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra (2013 até hoje). Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo Práticas Pedagógicas - Convênio UFAM/MEC-Secadi, parceria com SEDUC-AM e Semeds. Coordenadora Institucional Parfor/UFAM. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico.

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Publicado

12.10.2024

Como Citar

BAGATA TAVARES, Marcelo; DE OLIVEIRA VASCONCELOS, Maria Eliane; DA COSTA ALABARADO, Edilson; DA SILVA BORGES, Heloisa. Educação do Campo na formação de licenciandos(as) de Pedagogia: possibilidades, desafios e contradições. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6745114, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6745. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6745. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Para Pensar a Docência na Educação Básica
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