A IDENTIDADE VOCACIONAL DE JOVENS INSTITUCIONALIZADOS EM CENTROS EDUCATIVOS: UM OLHAR NA (RE)EDUCAÇÃO EM PORTUGAL

Autores

  • Dulce Sofia Mendonça Martins Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL)
  • Carolina Carvalho Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199652

Resumo

O presente trabalho integra um doutoramento sobre o desenvolvimento da identidade vocacional de jovens institucionalizados a decorrer no Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. Esta mesma tese faz parte de um projeto de investigação mais amplo intitulado Feedback, Identidade e Trajectórias Escolares: Dinâmicas e Consequências (FITE)[1]. Neste âmbito, o trabalho que nos propomos apresentar  é uma seleção e análise de fontes bibliográficas relevantes sobre a temática da identidade vocacional, da institucionalização e da (re)educação de jovens portugueses em centros educativos. Com efeito, o objetivo principal é dar a conhecer numa sequência cronológica o que foi, o que é e para que serve a institucionalização de jovens em centros educativos, bem como apresentar os modos de resolução de identidade vocacional de alguns jovens que estão institucionalizados em centros Educativos, na região metropolitana de Lisboa. O método que adotamos para operacionalizar o nosso objetivo principal baseia-se na utilização de dois instrumentos metodológicos, um questionário de identificação sóciodemografica e a escala Dellas Identity Status Inventory–Occupation (DISI-O) desenvolvida por Dellas e Jernigan (1981) e adaptada para Portugal por Taveira (1986). Concretamente, com a aplicação da escala foi possível compreender os modos de resolução de identidade vocacional dos jovens participantes, em termos de idade e de curso profissional.

 

Palavras-chave: Identidade Vocacional; Jovens Institucionalizados; Centros Educativos.

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199652


[1]Projeto FITE (PTDC/CPE-PEC/121238/2010), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal.

 



Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dulce Sofia Mendonça Martins, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL)

Estudante de doutoramento em Educação, na especialização de Psicologia da Educação; Bolseira de Investigação.

Carolina Carvalho, Universidade de Lisboa

Professora Auxiliar do Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Participa e coordena projetos de investigação, tem publicado capítulos de livros e artigos em revistas científicas em Portugal e no estrangeiro.

Downloads

Publicado

14-11-2013

Como Citar

MARTINS, D. S. M.; CARVALHO, C. A IDENTIDADE VOCACIONAL DE JOVENS INSTITUCIONALIZADOS EM CENTROS EDUCATIVOS: UM OLHAR NA (RE)EDUCAÇÃO EM PORTUGAL. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 25–39, 2013. DOI: 10.14244/19827199652. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/652. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-09-15
##plugins.generic.dates.published## 2013-11-14