Projeto de vida: como pesquisadores da área da Psicologia e da Educação abordam essa categoria?
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271996187Palavras-chave:
Projeto de vida, Juventude, Revisão de literatura.Resumo
Este artigo objetiva mapear um conjunto de trabalhos acadêmicos que tratam da temática projeto de vida, com foco na população jovem, de modo a analisar como essa categoria é abordada por pesquisadores da área da Psicologia e da Educação, entre 2006 e 2021. A busca bibliográfica concentrou-se no Scientific Eletronic Library Online (SciELO-Brasil) e, mais especificamente, nos portais de periódicos eletrônicos do campo da Psicologia e da Educação: PePSIC e Educ@. Foram selecionados, lidos na íntegra e analisados 54 artigos. Observou-se que a temática é abordada tradicionalmente pela área da Psicologia e só mais recentemente pela Educação. Vários aspectos comuns integram a definição de projeto de vida: a dimensão temporal e identitária; seu caráter dinâmico; e a necessidade de construí-lo articulando-se subjetividade e objetividade. Apesar da complexidade do mundo contemporâneo, boa parte das pesquisas revela que os jovens ainda buscam elaborar projetos de vida a partir da tríade família, escola e trabalho. Assim, e com a recente reforma do Ensino Médio (Lei 13.415), que institui o projeto de vida na formação integral do aluno, vários estudos também chamam atenção para a importância de institucionalizar programas de orientação profissional e/ou de formação de professores para trabalhar com o projeto de vida, de modo a auxiliar os jovens estudantes a escolherem seus itinerários formativos e a pensarem seu futuro, integrando a busca de sentido às ações necessárias para atingir seus objetivos.
Métricas
Referências
ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary García; WAISELFISZ, Júlio Jacobo. Juventudes na escola, sentidos e buscas: por que frequentam? Brasília, DF: Flacso-Brasil; OEI; MEC, 2015.
ABREU, Elzenita Falcão; ALENCAR, Heloisa Moulin de. Projetos de vida e profissional: um estudo com universitários da área da saúde. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 35, p. 144-170, 2012.
AGUIAR, Fernando Henrique Rezende; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo. Orientação vocacional como tema transversal: uma experiência com profissionais da educação. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 107 - 117, 2011.
ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba de; MAGALHÃES, Andrea Seixas. Escolha profissional na contemporaneidade: projeto individual e projeto familiar. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 205 - 214, 2011.
ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba de; PINHO, Luís Ventura de. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 173-184, 2008.
ATTIAS-DONFUT, Claudine. Jeunesse et conjugaison des temps. Sociologie et Sociétés, v. 28, n. 1, p. 13-22, 1996.
BARROS, Leonardo de Oliveira; MURGO, Camélia Santina. Projetos de carreira de adolescentes: contribuições de uma intervenção em orientação profissional em um centro de referência em assistência social. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del Rei, MG, v. 12, n. 2, p. 298-309, 2017.
BECKER, Ana Paula Sesti; BOBATO, Sueli Terezinha; SCHULZ, Maria José Louise Caro. Meu lugar no mundo: relato de experiência com jovens em orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 253-263, 2012.
BORGES, Regina Célia P.; COUTINHO, Maria Chalfin. Trajetórias juvenis: significando projetos de vida a partir do primeiro emprego. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 189-200, 2010.
BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: Presidência da República, 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: ago. 2022.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília, DF: MEC, 2017b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: ago. 2022.
BRASIL. Senado Federal - Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Projeto de Lei n. 5.053/2016. Acrescenta parágrafo único ao art. 22 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para instituir a oferta de serviço de orientação profissional especializado na educação básica. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2167338&filename=Tramitacao-PL+5053/2016. Acesso em: ago. 2022.
COMISIÓN ECONÓMICA PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE; OFICINA REGIONAL DE EDUCACIÓN PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE – CEPAL-UNESCO. Educación y conocimiento: eje de la transformación productiva con equidad. Santiago de Chile: Cepal-Unesco, 1992.
D’ÁVILA, Geruza Tavares et al. Acesso ao ensino superior e o projeto de “ser alguém” para vestibulandos de um cursinho popular. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 350-358, 2011.
DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato et al. Evidências preliminares de validade da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes. Avaliação Psicológica, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 429-437, 2019.
DIAS, Maria Sara de Lima; SOARES, Dulce Helena Penna. Jovem, mostre a sua cara: um estudo das possibilidades e limites da escolha profissional. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 27, n. 2, p. 316-331, 2007.
DIB, Sandra Korman; CASTRO, Lucia Rabello de. O trabalho é projeto de vida para os jovens? Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 1-15, 2010.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo, Martins Fontes, 2005.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.
FURLANI, Daniela Dias; BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Juventude e afetividade: tecendo projetos de vida pela construção dos mapas afetivos. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 50-59, 2010.
GOBBO, Jessica Particelli; NAKANO, Tatiana de Cássia; DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato. Escala de projetos de vida para adolescentes: evidências de validade de conteúdo. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, PR, v. 10, n. 1, p. 20-40, 2019.
GRAF, Laila Priscila; DIOGO, Maria Fernanda. Projeções juvenis: visões ocupacionais e marcas de gênero. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 71-82, 2009.
ITO, Larissa Hery; SOARES, Dulce Helena Penna. Projeto do futuro e identidade: um estudo com estudantes formandos. Aletheia, Canoas, RS, n. 27, p. 65-80, 2008.
JUCÁ, Vládia Jamile dos Santos. Adolescência, Ensino Médio e projetos de vida na escola pública. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 394-406, 2020.
KLEIN, Ana Maria; ARANTES, Valeria Amorim. Projetos de vida de jovens estudantes do ensino médio e a escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 11, p. 135-154, 2016.
LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, dez. 2011.
LECCARDI, Carmen. Para um novo significado do futuro: mudança social, jovens e tempo. Tempo Social, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 35-57, 2005.
LEHMAN, Yvette Piha; UVALDO, Maria da Conceição Coropos; SILVA, Fabiano Fonseca da. O jovem e o mundo do trabalho: consultas terapêuticas e orientação profissional. Imaginário, São Paulo, v. 12, n. 12, p. 81-96, 2006.
LHULLIER, Louise A. Quem é a psicóloga brasileira? Mulher, psicologia e trabalho. Conselho Federal de Psicologia. Brasília: CFP, 2013.
LOPES, Ana Rita; TEIXEIRA, Maria Odília. Projetos de carreira, autoeficácia e sucesso escolar em ambiente multicultural. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 7-14, 2012.
MAIA, Ana Augusta Ravasco Moreira; MANCEBO, Deise. Juventude, trabalho e projetos de vida: ninguém pode ficar parado. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 30, n. 2, p. 376-389, 2010.
MANDELLI, Maria Teresa; SOARES, Dulce Helena Penna; LISBOA, Marilu Diez. Juventude e projeto de vida: novas perspectivas em orientação profissional. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 63, n. especial, p. 49-57, 2011.
MARCELINO, Maria Quitéria dos Santos; CATÃO, Maria de Fátima Fernandes Martins; LIMA, Claudia Maria Pereira de. Representações sociais do projeto de vida entre adolescentes no ensino médio. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 29, n. 3, p. 544-557, 2009.
MELO-SILVA, Lucy Leal; MUNHOZ, Izildinha Maria da S.; LEAL, Mara de S. Orientação profissional na educação básica como política pública no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 3-18, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1679-33902019000100002. Acesso em: ago. 2022.
MELSERT, Ana Luísa de Marsilllac; BOCK, Ana Merces Bahia. Dimensão subjetiva da desigualdade social: estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 773-789, 2015.
MENDONÇA, Érika Souza et al. Juventude e projeto de vida: trajetórias na pesquisa acadêmica brasileira. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 230-248, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p230-248.
MENDONÇA, Érika Souza et al. Juventude e projeto de vida: trajetórias na pesquisa acadêmica brasileira. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 230-248, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p230-248
MENDONÇA, Tatiane Rose Oliveira; SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos. Trajetórias de egressos de um Programa de Orientação Profissional: contextos e escolhas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, SP, v. 20, n. 1, p. 67-77, jan./jun. 2019.
NORONHA, Ana Paula Porto; OTTATI, Fernanda. Interesses profissionais de jovens e escolaridade dos pais. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 37-47, 2010.
OLIVEIRA, Christiane Maria Ribeiro; NEIVA, Kathia Maria Costa. Orientação vocacional/profissional: avaliação de um projeto piloto para estudantes da educação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 133-143, 2013.
OLIVEIRA, Ramon; SILVA, Amanda Felix da. Projetos de vida no ensino médio: o que os jovens nos disseram? Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 1263-1286, 2021.
PAIS, José Machado; LACERDA, Miriam Pires Corrêa de; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Juventudes contemporâneas, cotidiano e inquietações de pesquisadores em Educação: uma entrevista com José Machado Pais. Educar em Revista, Curitiba, n. 64, p. 301-313, abr./jun. 2017.
PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; ARANTES, Valéria Amorim. A dimensão afetiva dos projetos vitais: um estudo com jovens paranaenses. Psicologia em Estudo, Maringá, PR, v. 19, n. 1, p. 145-156, 2014.
PEREIRA, Bruna Caroline; ZANON, Cristian; DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato. Influência dos contextos escolar e familiar nos projetos de vida de adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 41, e227915, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003227915.
PEREIRA, Heloísa Cristina; STENGEL, Márcia. Projetos de vida na Pós-Modernidade: possibilidades e limites aos jovens. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 582-598, 2015.
PINTO, Telma Maranhão Gomes; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. Sentidos da escolha e da orientação profissional: um estudo com universitários. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 395-413, 2012.
RITER, Helena da Silveira; DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato; FREITAS, Lia Beatriz de L. Projetos de vida de adolescentes de nível socioeconômico baixo quanto aos relacionamentos afetivos. Revista da SPAGESP, Ribeirão Preto, SP, v. 20, n. 1, p. 55-68, jan. 2019.
SALES, Celecina Veras; VASCONCELOS, Maria Aurilene de Deus Moreira. Ensino médio integrado e juventudes: desafios e projetos de futuro. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 11, p. 69-90, jan./mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623656094.
SALVARO, Giovana Ilka Jacinto; QUADROS, Samantha Maciel de; ESTEVAM, Dimas de Oliveira. Projetos profissionais de estudantes de um curso técnico em agropecuária. Psicologia & Sociedade, Recife, v. 28, n. 2, p. 309-319, 2016.
SERRÃO, Margarida; BALEEIRO, Maria Clarice. Aprendendo a ser e a conviver. 2. ed. São Paulo: FTD, 1999.
SOUZA, Marina Gomes Coelho; CASTRO, Lucia Rabello de. O projeto profissional de jovens das classes médias: orientações normativas e estratégias de inserção. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 161-175, 2014.
TARDELI, Denise D’Auria; ARANTES, Valéria Amorim. As possibilidades de autorrealização expressas nos projetos de vida de adolescentes. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 25, e225698, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392021225698.
TARTUCE, Gisela Lobo B.P. Jovens na transição escola-trabalho: tensões e intenções. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2010.
TARTUCE, Gisela Lobo B. P. et al. Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 168, p.478-504, abr./jun. 2018.
TOLEDO, Caio Cesar Rodrigues de; NORONHA, Ana Paula Porto; DIAS-VIANA, João Lucas. Forças de caráter e construção de projetos vida na adolescência. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 41-50, 2021.
TORRES, Haroldo da G.; TEIXEIRA, Jaqueline M.; FRANÇA, Danilo. O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola. In: Estudos & Pesquisas Educacionais: relatório final. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2014. p. 167-204. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/273955346_O_que_os_jovens_de_baixa_rendapensam_sobre_a_escola. Acesso em: ago. 2022.
VALORE, Luciana Albanese. Orientação profissional no contexto psiquiátrico: Contribuições e desafios. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 121-131, 2010.
VALORE, Luciana Albanese; CAVALLET, Luiza Helena Raittz. Escolha e orientação profissional de estudantes de curso pré-vestibular popular. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 354-363, 2012.
VALORE, Luciana Albanese; SELIG, Gabrielle Ana. Inserção profissional de recém-graduados em tempos de inseguranças e incertezas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 390-404, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/8962/6849. Acesso em: ago. 2022.
VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
VERIGUINE, Nadia Rocha; BASSO, Cláudia; SOARES, Dulce Helena Penna. Juventude e perspectivas de futuro: a orientação profissional no Programa Primeiro Emprego. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 34, n. 4, p. 1032-1044, 2014.
VIEIRA, Gabriela Pagano; DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato. Projetos de vida na adolescência: uma revisão sistemática da literatura. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, e15474, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15474.
YANNOULAS, Silvia Cristina. Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília: Editorial Abaré, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-12-26
##plugins.generic.dates.published## 2023-05-19