Política Pública do PNAIC e a formação continuada: percepções de professoras alfabetizadoras
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5924Palavras-chave:
cResumo
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) se configurou como política pública educacional em âmbito federal. Este artigo se propõe abordar a formação docente prevista na proposta do PNAIC, para tanto, analisa a implantação do programa em seu primeiro ano a partir de um Estudo de Caso em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, baseado na perspectiva da Pedagogia Histórico-Critica. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio das entrevistas com três professoras dos anos iniciais do ensino fundamental participantes da formação e com as três respectivas formadoras, bem como análise documental e levantamento bibliográfico. Foram elaborados três eixos de análise para o tratamento de dados das entrevistas relacionados à percepção das professoras cursistas, a saber: formação de professores, recursos e materiais pedagógicos, e avaliação externa. Quanto às entrevistas com as formadoras, a análise se voltou para os aspectos metodológicos, aos avanços e às lacunas da formação. Evidenciou-se que a construção histórica do PNAIC delineou-se por meio de políticas federais precedentes. Os dados coletados evidenciaram a necessidade das políticas educacionais em seu potencial formativo, no entanto, apontam distorção da proposta, utilização de materiais ultrapassados, contribuições pouco significativas para o desenvolvimento profissional docente no contexto analisado e para a necessidade de revisão do programa em diversos aspectos.
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##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14