Associação da Bibliometria e do Estado de Arte como Metodologias para Elaboração de Recortes Temporais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995328

Palavras-chave:

c

Resumo

Este artigo buscou desenvolver uma metodologia consistente para a elaboração de um Recorte Temporal para temas ligados à educação, não deixando o pesquisador sujeito ao apego às suas pré-concepções sobre o tema da pesquisa. Para isto, este artigo faz a junção de elementos de duas metodologias que aparentemente são muito distintas, Estado da Arte e Análise Bibliométrica, na elaboração de uma metodologia para análises de um determinado tema da área da educação na forma de um Recorte Temporal. Para realizar o levantamento dos textos a serem qualitativamente analisados, utiliza-se os seguintes elementos da elaboração de um Estado da Arte: a definição temporal da pesquisa, a escolha de uma base bibliográfica e a apresentação dos resultados na forma de um panorama. Com os textos da base bibliográfica definida, a análise bibliométrica levantará o número de citações de cada texto, a média anual de citações de cada texto, a distribuição dos textos ao longo do período de análise e a distribuição dos textos pelos periódicos em que foram publicados. De forma paralela, também pode-se analisar dados com os indicadores de relevância dos textos publicados, os principais temas aos quais o tema da pesquisa foi associado e as principais revistas que publicaram artigos sobre o tema da pesquisa. Com estes passos, cria-se uma metodologia consistente para elaboração de um Recorte Temporal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

28.07.2024

Como Citar

ALEXANDRE OLIVEIRA CANDIDO, Renato. Associação da Bibliometria e do Estado de Arte como Metodologias para Elaboração de Recortes Temporais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e532888, 2024. DOI: 10.14244/198271995328. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5328. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-04
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-28