Ação Afirmativa na pós-graduação brasileira: tensionando o debate
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995224Palavras-chave:
cResumo
Políticas de Ações Afirmativas têm sido instituídas em diferentes esferas da sociedade brasileira, em particular no âmbito das instituições públicas de ensino superior desde início do século XXI. Assim, é objetivo desse artigo tecer uma análise teórico-crítica acerca da implementação dessas políticas nos programas de pós-graduação das universidades públicas brasileiras. Metodologicamente ancorado na pesquisa bibliográfica, o estudo evidenciou que a adoção de ações afirmativas na pós-graduação, com raras exceções, ocorreu posteriormente a adoção na graduação, incialmente de caráter racial, hoje contempla outros sujeitos historicamente marginalizados, a exemplo de pessoas com deficiência e LGBTQIA+ e que, para além da reserva de vagas, faz-se necessário garantir a permanência e o êxito dos estudantes cotistas na universidade.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jurandir de Almeida Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-06-05
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-28