Tornar-se um “menino de bem”: formação ética, individuação e socialização na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994587Palavras-chave:
cResumo
Esse artigo, escrito na forma de ensaio, parte da narrativa infantil “As aventuras de Pinóquio”, a fim de discutir os processos de individuação, socialização e a formação ética na Educação Básica brasileira. Para tanto, inicialmente, apresenta-se uma discussão a respeito do conceito de ser humano, o sentido da existência e o caminho até tornar-se pessoa. Em seguida, é abordado o tema da individuação, um processo simbolicamente mediado que acontece por intermédio da socialização por meio da linguagem. A metodologia de análise e a interpretação deste ensaio baseiam-se na hermenêutica filosófica. Os principais autores que fundamentaram o presente texto são: Hermann (2001, 2002, 2008), Lima Vaz (2001, 2006), Frankl (2010), George H. Mead (1973, 1981) e Blumer (1969). No conto sobre Pinóquio, a escola é referida diversas vezes como um local de formação moral, onde ele deveria ir para estudar e para se tornar “um menino de bem”. Neste artigo, a Educação Básica é considerada um espaço-tempo propício para o desenvolvimento da identidade pessoal e para a formação ética dos sujeitos. Compreende-se o ambiente escolar como um espaço privilegiado de interação que pode promover e mediar situações para que ocorra essa formação. Dessa forma, defende-se que a educação contemporânea deve pensar um projeto pedagógico para formar um indivíduo capaz de viver e conviver, reconhecer-se enquanto pessoa na relação com o outro, a partir da construção de valores éticos.
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