DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR: AVANÇOS E RECUOS
DOI:
https://doi.org/10.14244/%2519827199431Resumo
Este artigo objetiva discutir os avanços e recuos da política educacional implementada pelo município de Mossoró-RN, Brasil, quanto ao processo de democratização da gestão, cuja referência empírica diz respeito aos estudos realizados em escolas públicas municipais da cidade. Reflete-se sobre a democratização da gestão considerando o provimento ao cargo de diretor em escolas públicas municipais, a partir dos discursos de profissionais da educação (diretores, vice-diretores e supervisores), colhidos por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas. A política de democratização da gestão em Mossoró apresenta-se ambígua e pouco expressiva para assegurar ou favorecer a democracia na escola. A superação do conservadorismo que o sistema municipal implementa conforma-se à manutenção do clientelismo. A democratização da gestão não é concessão nem regulação, mas, sim, construção democrática e inclusão dos diferentes sujeitos que fazem cotidianamente a escola pública.
Palavras-chave: Democratização da gestão; Conservadorismo; Democracia; Inclusão.
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