Evasão universitária: estudo com jovens evadidos do curso de administração de uma IES confessional
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271994224Palavras-chave:
Evasão universitária, Gestão educacional, Juventude.Resumo
O fenômeno da evasão no ensino superior vem sendo investigado há tempos, e em diferentes cenários, perspectivas metodológicas e recortes temporais. Diante deste contexto, o problema desta pesquisa encontra-se em entender por quais motivos o jovem estudante de uma Instituição de Ensino Superior (IES) confessional desiste de permanecer matriculado no curso de Administração. Por meio de pesquisa qualitativa, utilizando-se o método do estudo de caso, buscou-se, com este trabalho, levantar os motivos que levam os jovens de uma IES confessional, da região do Vale do Paraíba, a abandonarem o curso de Administração antes de seu final. Os resultados evidenciam que a evasão do jovem pesquisado perpassa por um acúmulo de fatores que geram insatisfação e frustração com a experiência estudantil, tais como questões pedagógicas, administrativas e pessoais. Em função destes achados, é razoável assumir que este trabalho pode ajudar a compreender o universo da juventude e suas respectivas insatisfações, com destaque para o desafio do ensino superior. Reconhece-se, porém, que a pesquisa apresenta algumas limitações no tocante ao campo de aplicação e à localização geográfica. Nesse sentido, estudos futuros em outros cursos, outras instituições e também que contemplem outras regiões do país, poderão auxiliar na construção de um panorama mais completo.
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