A desgenerificação do trabalho nas novas configurações do capitalismo: implicações para pensar o trabalho docente (The degenerification of work in the new configurations of capitalism: implications to think teaching work)

Autores

  • Renata Porcher Scherer Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993112

Resumo

The present article aims to analyze the main implications of metamorphoses in the world of work in the transition from a Fordist paradigm to a post-Fordist, for the professionalization of teaching work. Therefore, three important studies on Brazilian teaching are taken as empirical material and the importance of considering the diagnoses about changes in the world of work is taken into account in order to understand the current context experienced by teachers. It begins by examining the main transformations that have occurred in recent capitalism since the triumph of neoliberal in Brazil, signaling the emergence of new professional profiles that are now required in the current context. After presenting a diagnosis about the professionalization of teaching and teaching sickness in Brazil, showing that the concept of degeneration is an important tool for future studies that seek to investigate sush topics.

Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as principais implicações das metamorfoses no mundo do trabalho na passagem de um paradigma fordista para um pós-fordista, para a profissionalização do trabalho docente. Para tanto, toma-se como material empírico três importantes estudos sobre a docência brasileira e aponta-se para a importância de consideramos os diagnósticos acerca das mudanças no mundo do trabalho para compreendermos e complexificarmos o atual contexto vivido por professores e professoras. Inicia-se examinando as principais transformações ocorridas no capitalismo recente a partir do triunfo do pensamento neoliberal no Brasil, sinalizando para a emergência dos novos perfis profissionais que passam a ser exigidos no contexto atual. Após, apresentamos um diagnóstico sobre a profissionalização do magistério e o adoecimento docente no Brasil, evidenciando que o conceito de desgenerificação mostra-se como uma ferramenta importante para futuros estudos que busquem investigar tais temáticas.

Resumen
El presente artículo tiene como objetivo analizar las principales implicaciones de las metamorfosis en el mundo del trabajo en el paso de un paradigma fordista para un postfordista, para la profesionalización del trabajo docente. Para ello, se toma como material empírico tres importantes estudios sobre la docencia brasileña y se apunta a la importancia de considerar los diagnósticos acerca de los cambios en el mundo del trabajo para comprender y complejizar el actual contexto vivido por profesores y profesoras. Se inicia examinando las principales transformaciones ocurridas en el capitalismo reciente a partir del triunfo del pensamiento neoliberal en Brasil, señalando para la emergencia de los nuevos perfiles profesionales que pasan a ser exigidos en el contexto actual. Después de presentar un diagnóstico sobre la profesionalización del magisterio y el enfermedad docente en Brasil, evidenciando que el concepto de desgenerificación se muestra como una herramienta importante para futuros estudios que busquen investigar tales temáticas.

Keywords: Teaching work, Capitalism, Degenerification of work.
Palavras-chave: Trabalho docente, Capitalismo, Desgenerificação do trabalho.
Palabras clave: Trabajo Docente; el capitalismo; Desgenerificación del trabajo.

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Biografia do Autor

Renata Porcher Scherer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda e mestra em Educação, especialista em Educação Especial e graduada em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).  Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/CNPq).

Publicado

10-05-2019

Como Citar

SCHERER, R. P. A desgenerificação do trabalho nas novas configurações do capitalismo: implicações para pensar o trabalho docente (The degenerification of work in the new configurations of capitalism: implications to think teaching work). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 520–532, 2019. DOI: 10.14244/198271993112. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3112. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

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