Alfabetização de adultos e idosos a partir de um lugarejo quilombola (Literacy of adults and elderly people from a quilombola village)

Autores

  • Georgina Helena Lima Nunes UFPel

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992591

Resumo

This article recovers the experience of dialogues on the literacy of adults and elders in the state of Paraná. This experience was part of a seminar held  by the Secretary of Education of the State of Paraná for literacy teachers, literacy students and indigenous and quilombola leaders, and took place in Faxinal do Céu in 2008. With the advancement of educational policies for quilombos in all levels, from basic education to higher education, it is believed that recovering the memory of this education process that is little reflected - adult and elderly literacy - becomes important as a memory and projection of the future about how quilombola populations , to some extent, have been subjects of their struggle for schooling for a long time. It is also considered that the social and political conjunctures are now favorable and sometimes unfavorable. In this sense, the registration of the built is a powerful instrument of claiming rights not fully achieved, mainly, education and schooling processes with other ethno-racial, generational, historical and cultural nuances.

Resumo

Este artigo recupera a experiência de diálogos sobre a alfabetização de adultos e idosos quilombolas no estado do Paraná. Tal experiência fez parte de um seminário realizado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná destinado a alfabetizadores/as, alfabetizandos/as  e lideranças indígenas e quilombolas e ocorreu em Faxinal do Céu, em 2008.  Com o avanço das politicas educacionais para quilombos em todos os níveis, da educação básica ao ensino superior, acredita-se que recuperar a memória deste processo de educação que pouco é refletido - alfabetização de adultos e idosos -, torna-se importante enquanto memória e projeção de futuro acerca do modo como as populações quilombolas, em alguma medida, se constituem sujeitos de sua luta por escolarização, há um longo tempo. Considera-se, também, que as conjunturas sociais e políticas, são ora favoráveis e ora desfavoráveis. Nesse sentido, o registro do construído é um potente instrumento de reivindicação de direitos não alcançados na sua totalidade, principalmente, de processos de educação e escolarização com outros matizes étnico-raciais, geracionais, históricos e culturais.

Keywords: Literacy, Adults, Elderly, Quilombos.

Palavras-chave: Alfabetização, Adultos, Idosos, Quilombos.

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Biografia do Autor

Georgina Helena Lima Nunes, UFPel

Associada UFPel, Depto de Ensino

Área: Ed. e Rel. Raciais

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Publicado

02.09.2019

Como Citar

NUNES, Georgina Helena Lima. Alfabetização de adultos e idosos a partir de um lugarejo quilombola (Literacy of adults and elderly people from a quilombola village). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1170–1190, 2019. DOI: 10.14244/198271992591. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2591. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
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