“O C de colonizador é análogo ao C de cartum?” : uma análise de cartuns presentes na seção curiosidades da revista Ciência Hoje das crianças (“Is the C of the colonizer analogous to the C of the cartoon?”: an analysis of cartoons present in the curiosities section of today’s children’s science magazine)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992568

Resumo

This article is about a Qualitative Documentary Research that investigated aspects of the Revista Ciência Hoje das Crianças – CHC in Brazil. We seek, through an Visual Content Analysis, to categorize the representation of the human being present in cartoons in that we call “Curiosities Section”. The analyzed images report the minimization of the female image before the male, portraying the female as fragile, vulnerable, housewife, submissive to the family and to the male sex. The masculine being predominates, being represented in 75% of all the considered human figures, portrayed like strong, involved with the science, fearless, independent and bearer of power on the opposite sex. We suggest that the cartoons analyzed also suggest a "cultural whitening", since white men and white women represent the ethnic majority depicted in the editions analyzed.

Resumo

A revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) é um importante veículo de comunicação de massa que atua na divulgação de temas científicos, culturais e de costumes do povo brasileiro. Trata-se de uma rica ferramenta em prol do ensino de ciências que pode ser utilizada por professores de ciências e de biologia de modo a complementar os temas abordados em aulas e favorecer muitas possibilidades de leituras. A revista CHC contém imagens fotográficas e muitos cartuns ilustrando seus temas. O presente artigo trata-se de uma Pesquisa Qualitativa Documental que investigou aspectos constantes da CHC. Buscamos, através de uma Análise de Conteúdo de Imagens, categorizar a representação do ser humano presente em cartuns no que chamamos de Seção Curiosidades. As imagens analisadas reportam a minimização da imagem feminina perante a masculina, retratando o sexo feminino como frágil, vulnerável, dona de casa, submissa à família e ao sexo masculino. O ser masculino predomina, pois foi representado em 75% de todas as figuras humanas consideradas, retratado como forte, envolvido com a ciência, destemido, independente e portador de poder sobre o sexo oposto. Sugerimos que os cartuns analisados também sugerem um “branqueamento cultural”, já que homens brancos e mulheres brancas representam a maioria étnica retratada nas edições analisadas.

Keywords: Communication and education, Mass culture, Cartoons, Science education.

Palavras-chave: Cultura de massa, Cartum, Material didático, Ensino de ciências.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271992568

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Biografia do Autor

Paulo César Gomes, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Bauru - SP (2010). Mestre em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Bauru - SP (2005). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru - SP (2002). Atualmente é Professor Assistente Doutor no Departamento de Educação, Campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista - UNESP/IBB.

Alexandra Bujokas de Siqueira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (1991-1994), fez mestrado em Educação pela Unesp (1995-1998) e doutorado em Educação Escolar pela mesma universidade (2001-2005). Fez doutorado sanduíche (2004) e pós-doutorado (2006-2007) na The Open University (Inglaterra). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Marcos Vinicius Ferreira Codato, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Programa de Pós-graduação Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR, Paranavaí - PR.

É mestre em Formação Docente Interdisciplinar (UNESPAR - Campus Paranavaí). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense, campus Paranavaí (2011), Pós Graduado em Nível de Especialização em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Mariná - UEM e Pós Graduado em Gestão e Organização Escolar pelo ESAP. Atualmente é docente do Colégio Pequeno Príncipe em convênio com o Positivo, localizado no município de Nova Londrina - PR.

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Publicado

02.09.2019

Como Citar

GOMES, Paulo César; SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de; CODATO, Marcos Vinicius Ferreira. “O C de colonizador é análogo ao C de cartum?” : uma análise de cartuns presentes na seção curiosidades da revista Ciência Hoje das crianças (“Is the C of the colonizer analogous to the C of the cartoon?”: an analysis of cartoons present in the curiosities section of today’s children’s science magazine). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1058–1081, 2019. DOI: 10.14244/198271992568. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2568. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-11-27
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