Seminários interdisciplinares como instrumento de articulação de saberes: um relato de experiência (Interdisciplinary seminars as an instrument for articulation of knowledge: an experience report)

Autores

  • Aérica de Figueiredo Pereira Meneses IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
  • Priscilla Perla Tartarotti Von Zuben Campos Universidade Estadual de Campinas; Universidade de São Francisco
  • Sandra Francisca Bezerra Gemma Universidade Estadual de Campinas
  • Marta Fuentes-Rojas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992532

Resumo

The purpose of this article was to report on the experience of interdisciplinary practices where the seminar model was used as a methodological strategy for the debate of contemporary issues. In this sense, a description is given of the activities carried out in the Interdisciplinary Seminar ERGOLAB and LAPSIC (SIEL), event held at Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) of the Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), with the aim of contributing to the interdisciplinary treatment of contemporary problems, creating a space of reference for the various themes of research. The Seminar in question is monthly and is accessible to the academic community and professionals of the areas of interest in the topics addressed by the laboratories. The meetings are organized by a Committee that defines the theme and the dynamics of each meeting. The arrangement of each meeting is based on the following formats: round table; discussion of texts about interdisciplinarity; and, presentation of researchers and/or invited professionals. It was concluded that this practice has stimulated the debate and the interdisciplinary reflection, promoted an exchange of information between the participants and fomented the researches in development by the members, besides improving and strengthening partnerships and the involvement with the community.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo relatar a experiência de práticas interdisciplinares onde o modal seminário foi utilizado como estratégia metodológica para o debate de temas contemporâneos. Neste sentido, tem-se a descrição sobre as atividades praticadas no Seminário Interdisciplinar ERGOLAB e LAPSIC (SIEL), realizado na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com o intuito de contribuir para o tratamento interdisciplinar dos problemas contemporâneos, criando um espaço de referência para os diversos temas de pesquisa. O Seminário em questão tem periodicidade mensal e está acessível à comunidade acadêmica e profissionais das áreas de interesse nos temas abordados pelos laboratórios. As reuniões são organizadas por uma comissão que define o tema e a dinâmica de cada encontro. O arranjo de cada encontro pauta-se nos seguintes formatos: mesa redonda; discussão de textos sobre interdisciplinaridade; e, apresentação de pesquisadores e/ou profissionais convidados. Concluiu-se que tal prática tem estimulado o debate e a reflexão interdisciplinar, promovido um intercâmbio de informações entre os participantes e fomentado as pesquisas em desenvolvimento pelos integrantes, além de aprimorar e fortalecer parcerias e o envolvimento com a comunidade.

Resumen

El objetivo del presente artículo fue relatar una experiencia de prácticas interdisciplinares donde el modelo de seminario fue utilizado como estrategia metodológica para el debate de temas contemporáneos. Por consiguiente, presentamos una descripción de las actividades practicadas en el Seminario Interdisciplinar ERGOLAB y LAPSIC (SIEL), en la Faculdade de Ciencias Aplicadas (FCA) de la Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), con el propósito de contribuir con una visión interdisciplinar para el tratamiento de problemas contemporáneos, criando un espacio de referencia para los diversos temas de investigación. El seminario en referencia tiene una periodicidad mensual y es accesible a toda la comunidad académica y a profesionales de varias áreas que se interesan por los temas abordados en los laboratorios. Las reuniones son organizadas por una comisión que define el tema y la dinámica de cada encuentro. La organización de cada encuentro es pautada en los siguientes formatos: mesa redonda; discusión de textos sobre interdisciplinaridad; y presentaciones de investigadores y/o profesionales convidados. Se concluyó que tal práctica ha estimulado el debate y la reflexión interdisciplinar, promovido un intercambio de informaciones entre los participantes y fomentado las investigaciones en desarrollo por los integrantes, además de mejorar y fortalecer trabajos en conjunto y el envolvimiento con la comunidad.

Keywords: Interdisciplinarity of education, Study seminar, Knowledge exchange.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade da educação, Seminário de estudo, Intercâmbio de conhecimentos.

Palabras clave: Interdisciplinaridad de la educación, Seminario de estudio, Intercambio de conocimientos.

References

BERARDINELLI, Lina Márcia M.; SANTOS, Mauro Leonardo S. Caldeira dos. Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem. Texto Contexto Enferm., Santa Catarina, v.14, n.3, p.419-26, jul./set. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n3/v14n3a14.pdf >. Acesso em: 25 mar. 2018.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 242 p.

CESCO, Susana; MOREIRA; Roberto José.; LIMA, Eli de Fátima Napoleão de. Interdisciplinaridade, entre o conceito e a prática: um estudo de caso. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.29, n.84, p.57-71, fev. 2014. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v29n84/03.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação para compartilhar desenvolvimento e sustentabilidade. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, Editora UFPR, Curitiba, n.15, p.11-20, jan./jun. 2007. Disponível em: <revistas.ufpr.br/made/article/viewFile/11895/8389>. Acesso em: 24 out. 2016.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O que é interdisciplinaridade?. São Paulo: Cortez, 2008.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A formação do professor pesquisador – 30 anos de pesquisa. R. Interdisc., São Paulo, v.1, n.0, p.01-10, out, 2010. Disponível em: < http://www.pucsp.br/gepi/downloads/revistas/revista-0-gepi-out10.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976. 220 p.

LEIS, Héctor Ricardo. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Santa Catarina, n.73, ago. 2005. Disponível em: <ppgich.ufsc.br/files/2009/12/TextoCaderno73.pdf>. Acesso em: 26 out. 2016.

LIMA, Kátia de Oliveira; MONTEIRO, Gilson Vieira. Epistemologia ecossistêmica e interdisciplinar: uma parceria necessária ao ensino escolar do século XXI. Interdisc., São Paulo, n.12, p.9-31, abr.2018. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/36782>. Acesso em: 25 mar. 2018.

LUCK, Heloísa. Pedagogia da interdisciplinaridade: Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2001.

MINAYO, Maria Cecilia Souza. Interdisciplinaridade: funcionalidade ou utopia? Revista Saúde Sociedade, São Paulo, v.3, n.2, p. 42-63, 1994. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v3n2/04.pdf>. Acesso em: 23 out. 2016.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade, os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000, 128 p.

NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade. In: 1º Encontro Catalisador do CETRANS - Escola do Futuro - USP, Itatiba, São Paulo - Brasil: abr. 1999. Disponível em: <www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/conhecimento.pdf>. Acesso em: 22 out. 2016.

OLIVEIRA, Elisandra Brizolla de; SANTOS, Franklin Noel dos. Pressupostos e definições em interdisciplinaridade: diálogo com alguns autores. Interdisc., São Paulo, n.11, p.73-87, out. 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/34709>. Acesso em: 25 mar. 2018.

OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos. A interdisciplinaridade no ensino e na pesquisa em Enfermagem. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v.46, n.2, p.01-02, abr. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n2/a01v46n2.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018.

PIRES, Marília Freitas de Campos. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 2, n. 2, p. 173-182, 1998. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/30363>. Acesso em: 20 mar. 2018.

POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, v.1, n.1, p.3-15, 2005. Disponível em: <http://www.ibict.br/liinc>. Acesso em: 26 out. 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. V. Um discurso sobre as ciências. 5ed. São Paulo: Cortez, 2008. 93p.

SCHWARTZMAN, Ulises Prieto y; MARTINS, Valney Claudino Sampaio; FERREIRA, Luciana Souto; GARRAFA, Volnei. Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética. Rev. Bioética, Brasília, n.25, v.3, p.536-43, 2017. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/30900>. Acesso em: 25 mar. 2018.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21ed. São Paulo: Cortês, 2000. 320p.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 545-554, dez. 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=275 03910>. Acesso em: 29 mar. 2018.

TONET, Ivo. Interdisciplinaridade, formação humana e emancipação humana. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n.116, p. 725-742, dez. 2013. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/sssoc/n116/08 .pdf>. Acesso em: 26 out. 2016.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. O seminário como técnica de ensino socializado. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991. p.103-113.

VELLOSO, Marta Pimenta; GUIMARÃES, Maria Beatriz Lisbôa; CRUZ, Claudio Roberto Rodrigues; NEVES, Teresa Cristina Carvalho. Interdisciplinaridade e formação na área de Saúde Coletiva. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v.14 n.1, p.257-271, jan. / abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tes/v14n1/1981-7746-tes-14-01-0257.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018.

WEIGERT, Célia; VILLANI, Alberto; FREITAS, Denise. A interdisciplinaridade e o trabalho coletivo. Ciência & Educação, Bauru, v.11, n.1, p.145-164, 2005. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n1/12.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aérica de Figueiredo Pereira Meneses, IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Psicóloga, Especialista em saúde reprodutiva da mulher e psicologia hospitalar (Unicamp) e Mestra em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Unicamp). Atualmente é membro do Laboratório de psicologia, saúde e comunidade (LAPSIC - Unicamp) e assistente de pesquisa no Ipea no projeto de federalismo e políticas sociais.

Priscilla Perla Tartarotti Von Zuben Campos, Universidade Estadual de Campinas; Universidade de São Francisco

Mestranda do curso Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (UNICAMP), é psicóloga e especialista em Docência Universitária (FAE Centro Universitário) e Psicologia Organizacional e do Trabalho (CRP). Atualmente é professora na Universidade São Francisco (USF) e membro do Laboratório de psicologia, saúde e comunidade (LAPSIC - Unicamp).

Sandra Francisca Bezerra Gemma, Universidade Estadual de Campinas

Especialista em Ergonomia (USP), com Doutorado e Mestrado em Engenharia Agrícola na temática de Ergonomia (Unicamp). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Aplicadas (Unicamp) e coordenadora do Laboratório Ergonomia, Saúde e Trabalho (ERGOLAB - Unicamp).

Marta Fuentes-Rojas, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga, mestra em Educação (Unicamp), doutora em Saúde Coletiva (Unicamp) e pós-doutora junto ao Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero (USP). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Aplicadas (Unicamp) e coordenadora do Laboratório Psicologia, Saúde e Comunidade (LAPSIC-Unicamp).

Downloads

Publicado

05-01-2019

Como Citar

MENESES, A. de F. P.; CAMPOS, P. P. T. V. Z.; GEMMA, S. F. B.; FUENTES-ROJAS, M. Seminários interdisciplinares como instrumento de articulação de saberes: um relato de experiência (Interdisciplinary seminars as an instrument for articulation of knowledge: an experience report). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 336–349, 2019. DOI: 10.14244/198271992532. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2532. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2017-11-16
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-08-10
##plugins.generic.dates.published## 2019-01-05