Educação Infantil e saúde das professoras: estudos que se aproximam ao tema (Early childhood education and teachers health: studies that approach the theme)

Autores

  • Maria de Fátima Duarte Martins Universidade Federal de Pelotas, RS - UFPEL
  • Tânia Maria Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Jarbas Santos Vieira Universidade Federal de Pelotas
  • Janaina Barela Meireles Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992495

Resumo

The article presents studies that discuss the relationship between the teaching work of preschool teachers and their health. Research was carried out in three different places: from 2010 to 2017 in the databases of the Scientific Electronic Library Online (SciELO Brazil), from 2000 to 2017 in the Portal da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (Portal of the National Association of Postgraduate and Research in Education) and from 2000 to 2017 at the Banco de Teses da Capes/MEC- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Ministério da Educação (Capes Bank of Theses/MEC - Coordination of Improvement of Higher Personnel Education / Ministry of Education). In the "article search" field, we used the descriptors (isolated and associated): "illness", "teacher" and "early childhood education", and later added "sickness". Search was carried out in "general" and "summary" fields. Among these papers, theses and dissertations were found 17 papers that analysed the relationship between the sickness of the preschool teachers and their work, it was shown that this relatively new group of teachers who are still constructing their professional identity, is still poorly studied although it presents itself as a risk group for illness, so more studies are needed to identify problems and seek solutions.

Resumo
O artigo apresenta estudos que abordam a relação do trabalho docente das professoras de educação infantil com a sua saúde. Pesquisou-se nas bases – Scientific Electronic Library Online (SciELO Brasil) o período de 2010 até 2017, no Portal da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) o período de 2000 a 2017 e no Banco de Teses da Capes/MEC – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Ministério da Educação (de 2000 a 2017). No campo “pesquisa de artigos”, utilizamos os descritores (isolados e associados): “doença”, “professora” e “educação infantil”, posteriormente acrescentou-se “adoecimento”. Pesquisou-se nos campos em “geral” e “resumo”. Entre artigos, teses e dissertações encontrou-se 17 trabalhos que analisavam a relação do adoecimento das professoras de educação infantil com seu trabalho. Constatou-se que esse grupo de professoras, por ser relativamente novo e por estar em construção a sua identidade profissional, ainda é pouco estudado, embora apresente-se como grupo de risco para adoecimento, portanto mais estudos são necessários para identificar problemas e buscar soluções.  

Resumen
El artículo presenta estudios que abordan la relación del trabajo docente de las profesoras de educación infantil con su salud. La investigación se realizó en el portal de la Asociación Nacional de Postgrado e Investigación en Educación (ANPEd), en el período de 2000 a 2017 y en el Banco de Tesis de la Capes/MEC – Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior/Ministerio de Educación (de 2000 a 2017). En el campo "investigación de artículos", utilizamos los descriptores (aislados y asociados): "enfermedad", "profesora" y "educación infantil", posteriormente se añadió “enfermarse”. Se ha investigado en los campos en "general" y "resumen". Entre los artículos, tesis y disertaciones se encontraron 17 trabajos que analizaban la relación de la enfermedad de las profesoras de educación infantil con su trabajo, se constató que ese grupo de profesoras por ser un grupo relativamente nuevo, por estar en construcción de su identidad profesional, todavía es poco estudiado, aunque se presenta como grupo de riesgo para enfermarse, por lo que más estudios son necesarios para identificar problemas y buscar soluciones.

Keywords: Early childhood education, Teachers, Health, Job.
Palavras chave: Educação infantil, Professores, Saúde, Trabalho.
Palabras clave: Educación infantil, Profesores, Salud, Trabajo.

References

ARANDA, S. M. Um olhar implicado sobre o mal-estar docente. 2007. 149f. Tese (Doutorado em Educação) ? Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2007.

ARAÚJO, T. M. et al. Saúde e trabalho docente: dando visibilidade aos processos de desgaste e adoecimento docente a partir da construção de uma rede de produção coletiva. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 37, p. 183-212, jul. 2003.

ARAÚJO, T.; CARVALHO, F. M. Condições de trabalho docente e saúde na Bahia: estudos epidemiológicos. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 107, p. 427-449, maio/ago. 2009. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 10 de abr. 2017.

ASSIS, M. S. Ama, guardiã, crecheira, pajem, auxiliar... em busca da profissionalização do educador da educação infantil. In: ANGOTTI, M. (Org.). Educação Infantil: da condição de direito a condição de qualidade no atendimento. Editora Alínea: São Paulo, Campinas, 2009, p. 37-50.

BERALDO, K. E. A. Educadoras de creche: percepção de motivos de satisfação, de insatisfação e de estresse vinculados ao desempenho profissional. 2006. 200f. Tese. (Doutorado em Psicologia) ? Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

BRANQUINHO, N. das G. S. Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar em professores da rede pública municipal de Unaí/MG. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

BRASIL. Decreto-Lei 9.694 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2017.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arqui­vos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2017.

CARNEIRO, N. Estresse ocupacional do gestor escolar na educação infantil. 2017. 102 páginas. Dissertação (mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho) Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

CORTEZ, P.; SOUZA, M. V.; AMARAL, L. O.; SILVA, L. A saúde docente no trabalho: apontamentos a partir da literatura recente. Cadernos de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.25, n. 1, p.113-122, jan./mar., 2017.

DEFINA-IQUEDA, A. P. Auto percepção da voz e interferências de problemas vocais: um estudo com professores da rede municipal de Ribeirão Preto/SP. 2006. 165f. Dissertação (Mestrado em Saúde) ? Programa de Pós-Graduação em Saúde, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2006.

ESTEVE, J. S. O mal-estar docente. Bauru, São Paulo: EDUSC, 1999.

LEHMANN, B. A. et al. Trabalho e Saúde das Professoras da educação infantil das escolas públicas municipais da região sul do Rio Grande do Sul – Caderno online Issuu.com/trabalhodocenteesaude. Acesso em 10 de abril de 2017.

MARTINS, L. Maria. Educação Infantil: assumindo desafios. In: SILVA, A.; SANTOS, B. R.; SEQUEIRA, C. H. (orgs). Infância e adolescência em perspectiva. São Vicente, SP, Prefeitura Municipal de São Vicente, 2006, v. I, p. 66-76.

MARTINS, M. de F.; VIEIRA, J.; FEIJÓ J.; GONÇALVES, V. B. O trabalho das docentes da Educação Infantil e o mal-estar docente: o impacto dos aspectos psicossociais no adoecimento. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v.17, n.2, p. 281-289, 2014.

PINTO, M. de F. N.; DUARTE, A. M. C.;  VIEIRA, L. M. F.. O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte. Rev. Bras. Educ. [online]. 2012, vol.17, n.51, pp.611-626. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000300007

PURIN, P. C. O trabalho na rede municipal de Cidreira/RS: limites e possibilidades de uma práxis emancipadora. 2011. 69f. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas de tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v.6, n.9, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275004. Acesso em: 20 jun. 2017.

SANTOS, M. N.; MARQUES, A. Condições de saúde, estilo de vida e características de trabalho de professores de uma cidade do sul do Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.18, n3, p.837-846, mar., 2013.

SILVA, L. G.; SILVA M. C. Condições de trabalho e saúde de professores pré-escolares da rede pública de ensino de Pelotas, RS, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.18, n.11, 3137-3146, nov. 2013.

SILVEIRA, L.; MEIRELES, J.; ESLABÃO, L.; VIEIRA, J.; MARTINS M. de F. Mal-Estar docente e absenteísmo: uma relação de trabalho e saúde das professoras de Educação Infantil. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v.1, p. 01-07, 2015.

SOLIMÕES, A. C. Impacto na precarização do trabalho sobre a saúde das docentes. 2015. 157p. Dissertação (Mestrado em Instituto de Ciências da Educação Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.

SOUZA, A.; LEITE, M. P. Condições de trabalho e suas repercussões na saúde dos professores da educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v.32, n.117, p. 1105-1121, out./dec. 2011.

VIEIRA, J.; GONÇALVES, V. B.; MARTINS, M. de F. D. Trabalho docente e saúde das professoras de Educação Infantil de Pelotas, Rio Grande do Sul. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 14 n. 2, p. 559-574, maio/ago. 2016.

VIEIRA, J.; MARTINS, M.de F. D. Educação básica e saúde do professorado: efeitos dos descuidos das políticas educacionais. Diálogo crítico-educativo, Pelotas, Vlll, p. 157-170, 2017.

VIEIRA, L. F.; OLIVEIRA, T. G. As condições do trabalho docente na educação infantil no Brasil: alguns resultados de pesquisa (2002-2012) Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 131-154 maio/ago., 2013.

ZENARI, M. S.; BITAR, M.; NEMR Nair. Efeito do ruído na voz de educadoras de instituições de educação infantil. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.46, n.4, p. 657-664, ago. 2012.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria de Fátima Duarte Martins, Universidade Federal de Pelotas, RS - UFPEL

Professora Adjunta da Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Professora do Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Particpa do grupo de pesquisa - Curriculo, Formação e Trabalho docente.

Tânia Maria Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santan - UEFS,  Departamento de Saúde, Nucleo de Epidemiologia - Bolsa pesquisa Produtividade 2

Jarbas Santos Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Professor da Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação. Bolsa pesquisa de produtividade 2.

Grupo de Pesquisa: Currículo, Profissionalização e Trabalho

Janaina Barela Meireles, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas, estágio em Educação Infantil, foi colaboradora de diversas pesquisas, atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas

Downloads

Publicado

10-05-2019

Como Citar

MARTINS, M. de F. D.; ARAÚJO, T. M.; VIEIRA, J. S.; MEIRELES, J. B. Educação Infantil e saúde das professoras: estudos que se aproximam ao tema (Early childhood education and teachers health: studies that approach the theme). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 712–725, 2019. DOI: 10.14244/198271992495. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2495. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-12-02
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-11-29
##plugins.generic.dates.published## 2019-05-10