Prática de escrita no processo formativo: a constituição de uma pesquisadora (Writing practice in the formative process: the composition of a researcher)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992482Resumo
This present work has as a goal presenting an experience that begins from a writing practice, called to report, and lived through the subject entitled Professional Education: Contemporary Challenges from the Post-Graduation Program Science Education – Federal University of Rio Grande – FURG (Brazil). It is argued about the composition of a researcher in an environment full of dialogue, reading and critical analysis of texts, articulated with many writings and group discussions. In order to comprehend this experience, it is used theoretical contributions; their ideas go towards the importance of the writing when it comes to the constitution of the ongoing formation of the person. The subject proposal was based on the writing of three individual texts from the critical analysis of the three articles, on a group text related to an article about professional education, as well as the reading and a critical analysis from at least one text from a colleague, according to criteria related to form and content, totaling five writings. From this experience, it can be said that being a researcher is searching for information due to a problem, a topic, a concern, besides the necessity of expressing through writing and reflecting critically about the discussed topics. It was a group practice that required constantly dialogues established with the authors, the colleagues and the teacher, adding the learning about how to analyze an article meticulously, from the investigation about who is the author, his/her formation, to structural aspects of the text. The activities were considered as something very pleasurable, beyond evaluations or obligations, used as inspiration for the reflections, other readings and writings.
Resumo
O artigo tem como objetivo relatar uma experiência a partir de uma prática de escrita, denominada de relatoria, vivenciada na disciplina Educação Profissional: Desafios Contemporâneos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Brasil. Argumenta-se sobre a constituição da pesquisadora em formação num ambiente de muito diálogo, de leitura e análise crítica de textos, articulado com diversas produções escritas e discussões coletivas. Para compreender essa experiência narrada, utilizam-se teóricos que apontam a importância da escrita na constituição do sujeito em formação. A proposta da disciplina envolveu a escrita de três textos individuais a partir da análise crítica de três artigos, um texto coletivo relacionado a um artigo sobre Educação Profissional, bem como a leitura e análise crítica coletiva de pelo menos um texto de um colega, seguindo critérios quanto à forma e ao conteúdo, totalizando em cinco produções realizadas. Decorre desta experiência, a constatação de que ser pesquisador é estar em busca de informações acerca de um problema, um assunto, uma inquietação, além da necessidade de se posicionar por escrito e refletir criticamente sobre os temas abordados. Foi uma prática coletiva que demandou constantes diálogos estabelecidos com autores, com colegas e com a professora, incluindo o aprendizado de como analisar um artigo minuciosamente, desde a investigação sobre quem é o autor, sua formação, até aspectos estruturais do texto. As atividades foram assumidas como algo prazeroso, muito além de avaliações ou obrigações, servindo de inspiração para reflexões, outras leituras e produções textuais.
Keywords: Researcher, Writing, Formation.
Palavras-chave: Pesquisador, Escrita, Formação.
References
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRUNER, J. The narrative construction of reality. Critical Inquiry, Chicago, v. 18, n.1, p. 1-21, 1991.
CLANDININ, J.; CONNELLY, M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. São Francisco: Jossey-Bass, 2000.
CUNHA, M. I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, vol. 23, n. 1-2. São Paulo, jan. de 1997. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100010>. Acesso em: 22 jul. 2017.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HOUAISS, Instituto Antônio. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
LARROSA, J. Sobre a lição. In: LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Editora Autêntica, p. 139-146, 2001.
LARROSA, J. A arte da conversa. In: SKLIAR, C. Pedagogia (improvável) da diferença. E se o outro não estivesse aí? Tradução de Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, p. 211-216, 2003.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 2ª ed. Ijuí: Unijuí, 2011.
NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. Indagações, reflexões e práticas em leituras e escritas na educação matemática. Campinas: Mercado das Letras, 2013.
PERISSÉ, G. Ler, pensar e escrever. São Paulo: Saraiva, 2011.
PRADO, G.V.T.; SOLIGO, R. Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas: Alínea, 2007.
SANTOS, S. A narrativa como estratégia de formação e de reflexão sobre a prática docente. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 11, n. 2, p. 207 – 217, maio/ago. 2008. Disponível em <http://www.dtp.uem.br/rtpe/volumes/v11n2/010-artigo-sydione-207-217.pdf. > Acesso em: 03 dez. 2016.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-11-29
##plugins.generic.dates.published## 2019-05-10