Os referenciais teóricos na pesquisa do PPGE-UFSCar: análise bibliométrica e epistemológica da produção científica do Doutorado na área de Fundamentos da Educação (1993-2007) (Theoretical references at the PPGE-UFSCar research: bibliographical and epistemological analysis of scientific production in the Doctoral stage in the field of Education Fundaments (1993-2007))

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992445

Resumo

Considering that the current complexity and amplitude of scientific production require the study of metascience, this article presents the bibliographical and epistemological results acquired from the analysis of the scientific production in the Doctoral at PPGE-UFSCar, in the field of Educational Fundaments, from 1993 to 2007, aiming to identify the epistemological paradigm that based the aforementioned research in education. The analysis of 55 theses proposed during the quoted period identified the presence of Marxist paradigms, phenomenological and “post modern trends”, with the predominance of the first one. The analysis also pointed out the most relevant works and authors, highlighting the assistance from respective advisors.

Keywords: Educational research, Bibliographical analysis, Epistemological analysis.

Resumo

Considerando que a atual complexidade e amplitude da produção científica exigem estudos de metaciência, este artigo apresenta o resultado da análise bibliométrica e epistemológica da produção científica do Doutorado do PPGE-UFSCar, na área de Fundamentos da Educação, no período de 1993 a 2007, objetivando identificar os paradigmas epistemológicos que fundamentaram tal pesquisa em educação. A análise de 55 teses defendidas no período permitiu identificar a presença dos paradigmas marxista, fenomenológico e das “tendências pós-modernas”, com predominância do primeiro, bem como apontar as principais obras e autores referenciais, destacando a atuação dos orientadores.

Palavras-chave: Pesquisa educacional, Análise bibliométrica, Análise epistemológica.

References

AMADEO, Javier. Mapeando o marxismo. In: BORON, Atilio A.; AMADEO, Javier; GONZÁLEZ, Sabrina (Orgs.). A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. SP: CLACSO/Expressão Popular, 2006. p. 51-97.

ANDERSON, Perry. Considerações sobre o marxismo ocidental; Nas trilhas do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer CFE nº 977/65. 1965. In: Guido Ivan de Carvalho (seleção, organização e notas). Ensino superior: legislação e jurisprudência. SP: Ed. Revista dos Tribunais, v. III, 1975, p. 123-148.

COELHO, Marcio; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Pós-graduação no regime militar: zona franca de produção do conhecimento. Série-Estudos – Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande-MS, n. 31, p. 193-213, jan./jun., 2011.

COELHO, Marcio. Os referenciais teóricos da área de fundamentos da educação do PPGE/UFSCar: um estudo epistemológico e bibliométrico da produção científica (1993 a 2007). 2013. 473 fl. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2013.

GATTI, Bernardete. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 65-81, julho/2001.

HABERMAS, Jüngen. Conhecimento e interesse. In: BENJAMIN, Walter, et al. Textos escolhidos. SP: Abril Cultural, p. 301-312, 1980 (Coleção Os Pensadores).

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

KUENZER, Acácia Z.; MORAES, Maria Célia M. de. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação & Sociedade, vol. 26, n. 93, p. 1341-1362, set./dez. 2005.

LIMA, Paulo Gomes. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. São Paulo: Amil, 2003.

MARX, Karl. Introdução à Contribuição à Crítica da Economia Política. In: ______ Contribuição à Crítica da Economia Política. (Anexo). 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituições escolares: por que e como pesquisar. Campinas-SP: Alínea, 2009.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – UFSCAR. PPGE 30 anos: fazendo história. São Carlos: Gráfica e Editora Compacta, 2007.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio Ancízar. O giro ontológico: o resgate do real, independente da consciência e da linguagem. In: CHAVES-GAMBOA, M.; SANCHEZ GAMBOA, S. (Orgs.) Teorias e pesquisas em educação: o pós-modernismo. Maceió: EDUFAL, 2011. p. 63-88.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio Ancízar. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó-SC: Argos, 2012.

SAVIANI, Dermeval; GOLDBERG, Maria Amélia. Universidade Federal de São Carlos: mais um programa de pós-graduação em Educação? Cadernos de Pesquisa. n. 16. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1976. p. 81-89.

SILVA, Márcia Regina da; HAYASHI, Carlos Roberto Massao; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 110-129, jan./jun. 2011.

UFSCar. CECH - Centro de Educação e Ciências Humanas. PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação. Projeto de Doutorado em Educação. São Carlos, 1990.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcio Coelho, Claretiano Centro Universitário

Doutor em Educação pela UFSCAR, Professor de Filosofia no INFISTA (Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino), da Diocese de São Carlos, e Tutor Presencial do Claretiano Centro Universitário.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Como Citar

COELHO, M. Os referenciais teóricos na pesquisa do PPGE-UFSCar: análise bibliométrica e epistemológica da produção científica do Doutorado na área de Fundamentos da Educação (1993-2007) (Theoretical references at the PPGE-UFSCar research: bibliographical and epistemological analysis of scientific production in the Doctoral stage in the field of Education Fundaments (1993-2007)). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 742–752, 2017. DOI: 10.14244/198271992445. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2445. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Comemorativo - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-09-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-10-05
##plugins.generic.dates.published## 2017-11-30