Uma compreensão teórica sobre o texto pedagógico do planejamento de modelagem matemática (A theoretical understanding on the pedagogical text of mathematical modelling planning)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271992357Resumo
Abstract
In this paper, we present a theoretical understanding of the text on the planning of the mathematical modeling environment in the light of Basil Bernstein’s sociological theory. For such, a cross-sectional analysis of the results of three studies by the authors that depict this text in different fields was performed. In the first study, we analyze the constitution of the pedagogical text of the planning of the modeling environment by three teachers of basic education in a continuing training course on mathematical modeling. In the second and third studies, we analyzed the operation of the pedagogical text of the planning of the modeling environment in the classrooms of the three teachers participating in the course. The analysis of the data suggests that the constitution of the pedagogical text of the planning was marked by transformations that produced a proper meaning to the text, and the operationalization was manifested by transformations and resistance to them, which triggered more approximations than distances to the constituted text. The results of these studies point out how the pedagogical text of the planning of the modeling environment was constituted in the field of pedagogical recontextualization and operationalized in the field of reproduction. Thus, we retake such results and sketch that the recontextualization of this text from one field to another has generated theoretical understandings and implications for the school pedagogical practice in the field of mathematical modeling and for teacher training courses.
Keywords: Pedagogical text; Planning; Mathematical modeling; Regulation.
Resumo
Neste artigo apresentamos uma compreensão teórica sobre o texto do planejamento do ambiente de modelagem matemática à luz da teoria sociológica de Basil Bernstein. Para isso, foi realizada uma análise transversal dos resultados de três estudos das autoras que retratam esse texto em campos diferentes. No primeiro estudo, analisamos a constituição do texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem por três professores da educação básica em um curso de formação continuada sobre modelagem matemática. No segundo e terceiro estudos analisamos a operacionalização do texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem nas salas de aula dos três professores participantes do curso. A análise dos dados sugere que a constituição do texto pedagógico do planejamento foi marcada por transformações que produziram um sentido próprio ao texto, e a operacionalização foi manifestada por transformações e resistência a elas, as quais desencadearam mais aproximações que distanciamentos ao texto constituído. Os resultados desses estudos apontam como o texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem foi constituído no campo de recontextualização pedagógica e operacionalizado no campo de reprodução. Assim, retomamos tais resultados e esboçamos que a recontextualização deste texto de um campo para outro gerou compreensões teóricas e implicações para a prática pedagógica escolar no âmbito da modelagem matemática e para os cursos de formação de professores.
Palavras-chave: Texto pedagógico; Planejamento; Modelagem matemática; Regulação.
References
AINLEY, J.; LUNTLEY, M. The role of attention in expert classroom practice. Journal of Mathematics Teacher Education, New York, v.10, n. 1, p. 3-22, 2007.
BARBOSA, J. C. Integrando Modelagem Matemática nas práticas pedagógicas. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 14, n. 26, p. 17-25, mar. 2009.
BARBOSA, J. C. Designing written tasks in the pedagogic recontextualising field: proposing a theoretical model. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MATHEMATICS EDUCATION AND SOCIETY, 7., 2013, Cape Town. Proceedings... Cape Town: University of Cape Town, 2013. v. 1. p. 213-222.
BERNSTEIN, B. Class, Codes and Control, volume IV: the structuring of pedagogic discourse. London: Routledge, 1990. 235 p.
BERNSTEIN, B. Pedagogy, symbolic control and identify: theory, research, critique. Lanham: Rowman & Littlefield, 2000. 230 p.
CLINGAN, J. An understanding of textual/theoretical research. Prescott: Prescott College. Manuscript. 2008.
FIORENTINI, D.; CASTRO, F. C. Tornando-se professor de matemática: o caso de Allan em prática de ensino e estágio supervisionado. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de Professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 121-156.
LUNA, A. V. A. A modelagem matemática na formação continuada e a recontextualização pedagógica desse ambiente em salas de aula. 2012. 184 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2012.
NACARATO; A. M.; PAIVA, M. A. V. A formação do professor que ensina matemática: estudos e perspectivas a partir das investigações realizadas pelos pesquisadores do GT 7 da SBEM. In: NACARATO; A. M.; PAIVA, M. A. V. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 7-26.
PRADO, A. S.; SILVA, L. A.; SANTANA, T. S. Uma análise bernsteiniana de tarefas de modelagem do caso 1. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA, 8., 2013, Santa Maria. Anais... Rio Grande do Sul: SBEM, 2013. p. 1-12. 1 CD-ROM.
RIBEIRO, R. M. O papel da reflexão sobre a prática no contexto da formação continuada de professores de matemática. 2005. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
SILVA, E. F. Aula de Matemática I: o dito, o planejado e o vivido. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais... Pernambuco: ANPED, 2012. p. 1-16. 1 CD-ROM.
SILVA, L. A. Uma análise do texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem matemática com a lente teórica de Basil Bernstein. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2013.
SILVA, M. P. G. Materiais curriculares e práticas pedagógicas no 1º ciclo do ensino básico: estudo de processos de recontextualização e suas implicações na aprendizagem científica. 2009. 617f. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2009.
SILVA, L. A.; OLIVEIRA, A. M. P. A transformação do texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem matemática na prática pedagógica escolar. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 7, n. 14, p. 317-336, 2014.
SILVA, L. A.; OLIVEIRA, A. M. P. Quando a escolha do tema em atividades de modelagem matemática provém do professor: o que está em jogo? Revista Acta Scientiae, Canoas, v. 17, p. 40-56, 2015.
SILVA, L. A; OLIVEIRA, A. M. P. A resiste?ncia a? transformac?a?o do texto pedago?gico do planejamento do ambiente de modelagem matema?tica na pra?tica pedago?gica escolar. Unión? Revista Iberoamericana de Educación Matemática, La Laguna, v. 45, p. 96-116, 2016.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad, 2010. 205 p.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-01-12
##plugins.generic.dates.published## 2018-05-14