Escola de educação básica na modalidade educação especial: o estado do Paraná (School of basic education special education mode: the Paraná State, Brazil)

Autores

  • Tiarles Mirlei Piaia Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Elisabeth Rossetto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Luiz Fernando Garcia de Almeida Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992209

Resumo

Abstract

This article aims to discuss data concerning the implementation of the School of Basic Education in Special Education Mode in the Paraná State (Brazil). Initially, it aims to identify the elements that motivated the change in the denomination of School of Special Education to School of Basic Education, in the Special Education Mode, and later it aims to present data regarding the implementation of such school in the Paraná State´s context. This is a documental and bibliographic investigation. We used the Content Analysis technique from Bardin (2011) as a resource to support the interpretation of the collected data. Thus, we verified that there was success in the implementation of this school in 100% of the municipalities of the State agreed with State Secretary of Education. From a total of 398 schools, 342 have been maintained by the Association of Parents and Friends of the Exceptional, evidencing the expressive participation of this association in the provision of educational services to students with intellectual disabilities, multiple disabilities and pervasive developmental disorders. However, we identified fragilities in the pedagogical proposal, since it was not possible to find, in the year of its implementation, in 2011, a guiding document for this proposal, and the pedagogical issues seem to have been taken with less relevance. Therefore, accompanying the developments regarding the pedagogical proposal and the schooling process of the students from the School of Basic Education in the Special Education Mode calls for to future research, since the school certification is still the great objective to be achieved.

Keywords: Special education, Special school, Basic education, Pedagogical proposal.

Resumo

Este artigo objetiva discutir dados referentes à implementação da Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial no Estado do Paraná (Brasil). Inicialmente busca identificar os elementos que motivaram a alteração na denominação de Escola de Educação Especial para Escola de Educação Básica, na Modalidade de Educação Especial e, posteriormente, apresentar dados referentes à implementação de tal escola no contexto paranaense. Trata-se de uma investigação documental e bibliográfica. Como recurso de apoio para a interpretação dos dados coletados, utilizamo-nos da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Dessa maneira, constatamos êxito na implementação dessas escolas em 100% dos municípios conveniados com a Secretaria do Estado da Educação – SEED/PR. De 398 escolas, 342 possuem como mantenedoras a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, evidenciando expressiva participação dessa associação na prestação de serviços educacionais aos alunos que possuem deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais de desenvolvimento. Porém, identificamos fragilidades na proposta pedagógica, pois não foi possível localizar no ano de sua implementação, em 2011, um documento orientador dessa proposta, sendo que as questões pedagógicas parecem terem sido tomadas com menor relevância. Portanto, acompanhar os desdobramentos da proposta e o processo de escolarização dos alunos da Escola de Educação Básica na Modalidade Educação Especial, suscitam pesquisas futuras, uma vez que a certificação escolar configura-se ainda como um desafio a ser alcançado.

Palavras-chave: Educação especial, Escola especial, Educação básica, Proposta pedagógica.

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Biografia do Autor

Tiarles Mirlei Piaia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestre em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE; Doutoranda em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Elisabeth Rossetto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e do programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE; Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial da UNIOESTE – GEPEE.

Luiz Fernando Garcia de Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Licenciado em Educação Física, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE; Mestre em Educação, UNIOESTE; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial da UNIOESTE – GEPEE.

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Publicado

14.05.2018

Como Citar

PIAIA, Tiarles Mirlei; ROSSETTO, Elisabeth; ALMEIDA, Luiz Fernando Garcia de. Escola de educação básica na modalidade educação especial: o estado do Paraná (School of basic education special education mode: the Paraná State, Brazil). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 516–529, 2018. DOI: 10.14244/198271992209. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2209. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2018-05-14