Formação estética de professores: uma leitura do filme “La nuit américaine” (Aesthetic formation of teachers: a reading of the film "La nuit américaine")

Autores

  • Luciana Azevedo Rodrigues Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras.
  • Marcio Norberto Farias Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras.

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992151

Resumo

This article aims to contribute to the construction of an awareness of the importance of the study of cinematographic images in the formation of teachers, in view of the intensification of these images both with respect to their greater presence in the daily life of the people, as well as their greater technical capacity to present themselves as if it were reality itself. In order to do so, this work makes a critical reading of Francois Truffaut's film "The American Night", considering it within a theoretical constellation constituted by the thought of C. Türcke on the ubiquity of audiovisual images in contemporary society, extracted from the experience of the authors as professors of undergraduate courses and by the understanding of what Walter Benjamin understood as alienation of the corporal sensory. The repeated observations of sequences of this film, within this constellation, led to the highlighting of thematic and formal aspects of the film, recognized as potentially formative for the development of a critical conscience in relation to the consumption of audiovisual images that have as characteristic the erasure, All cost, of the presence of the mediations that exist between the world of the screen and that of reality. In discussing how the attention of the people has been occupied by audiovisual images that have as characteristic to present themselves as mere extensions of reality, and as the graduates enchant themselves with these images by offering themselves as substitutes of their reality, this work concludes by the aesthetic potentiality and reflective of the film.

Keywords: Aesthetic, Formation of teachers, Film, Critical theory.

Resumo

Este artigo objetiva contribuir para a construção de uma consciência acerca da importância do estudo das imagens cinematográficas na formação de professores, tendo em vista a intensificação dessas imagens tanto no que diz respeito a sua maior presença no cotidiano das pessoas, quanto a sua maior capacidade técnica de se apresentar como se fossem a realidade mesma. Para tanto, este trabalho realiza uma leitura crítica do filme “A Noite Americana”, dirigido por Francois Truffaut, considerando-o dentro de uma constelação teórica constituída pelo pensamento de C. Türcke sobre a onipresença das imagens audiovisuais na sociedade contemporânea, por indícios extraídos da vivência dos autores como professores de cursos de licenciaturas e pelo entendimento daquilo que Walter Benjamin compreendeu como alienação do sensório corporal. As repetidas observações de sequências desse filme, no interior desta constelação, conduziram ao destaque de aspectos temáticos e formais do filme, reconhecidos como potencialmente formativos para o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação ao consumo de imagens audiovisuais que têm como característica o apagamento, a todo custo, da presença das mediações que existem entre o mundo da tela e o da realidade. Ao discutir como a atenção das pessoas tem sido ocupada por imagens audiovisuais que tem como característica se apresentarem como meras extensões da realidade, e como os licenciandos se encantam com essas imagens, por se oferecerem como substitutos da sua realidade, este trabalho conclui pela potencialidade estética e reflexiva do filme.

Palavras-chave: Cinema, Formação de professores, Estética, Teoria crítica.

References:

ADORNO, T. “Transparências cinematográficas" de Theodor W. Adorno. Archivos de la Filmoteca: Revista de Estudios Históricos sobre la Imagen, Madrid, n.52, p.131-138, 2006. <https://pt.scribd.com/document/106251468/Theodor-W-Adorno-Transparencias-cinematograficas> Acesso em 18/02/2017.

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In: ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985, p.57-79.

ANDRADE, A.L. O filme dentro do filme. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

ARENDT, H. A crise na educação. In: ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005, p.221-247.

BUCK-MORSS, S.. Estética e anestética: ‘o ensaio sobre a obra de arte’ de Walter Benjamin reconsiderado. Revista Travessia - revista de literatura, UFSC- Ilha de Santa Catarina, n.33, p. 11-41, ago./ dez. 1996.

MAISO, J.; VIEJO, B. Imágenes en negativo. Notas introductorias a "Transparencias cinematográficas" de Theodor W. Adorno. Archivos de la Filmoteca: Revista de Estudios Históricos sobre la Imagen, Madrid, n.52, p.122-129, 2006. <https://pt.scribd.com/document/106251070/Jordi-Maiso-y-Breixo-Viejo-Adorno-y-el-cine> Acesso em 18/02/2017.

MANEVY, A. Nouvelle Vague. In:  MASCARELLO, F. (org.) História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006, p.221-252.

TÜRCKE, C. Sociedade excitada: filosofia da sensação. Tradução de Antonio A. S. Zuin, Fabio A. Durão, Francisco C. Fontanella e Mario Frungillo. Campinas: SP: Editora Unicamp, 2010a.

TÜRCKE, C. Filosofia do sonho. Tradução de Paulo Rudi Schneider. Ijuí: Editora Unijuí, 2010b.

VALENTE, J. Internautas brasileiros acham que a Internet se resume ao Facebook. Revista Carta Capital, 24 de janeiro de 2017. www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/internautas-brasileiros-acham-que-a-internet-se-resume-ao-facebook Acesso em 19/02/2017.

XAVIER, I. Cinema: revelação e engano. In: Novaes, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p. 367-384.

Film

La nuit américaine. Direção: François Truffaut. Warner, 1973. Duração: 115 min, DVD. Legendado. Colorido.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Azevedo Rodrigues, Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras.

Professora na área de Filosofia da Educação, co-líder do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação – UFLA, coordenadora do Projeto “O cinema como uma experiência inovadora da formação cultural docente II. Atualmente, investiga “A educação estética de professores em/por meio do cinema-arte no contexto da “Indústria cultural” contemporânea.

Marcio Norberto Farias, Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras.

Professor na área de Fundamentos da  Educação Física Escolar, co-líder do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação – UFLA, coordenador do Projeto “O cinema como uma experiência inovadora da formação cultural docente II. Atualmente, investiga “A educação estética de professores em/por meio do cinema-arte no contexto da “Indústria cultural” contemporânea.

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

RODRIGUES, L. A.; FARIAS, M. N. Formação estética de professores: uma leitura do filme “La nuit américaine” (Aesthetic formation of teachers: a reading of the film "La nuit américaine"). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 384–397, 2017. DOI: 10.14244/198271992151. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2151. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Teoria Crítica e Educação - 25 Anos
##plugins.generic.dates.received## 2017-04-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-06-09
##plugins.generic.dates.published## 2017-08-21

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)