Uma experiência de organização e desenvolvimento curricular com Pedagogia de Projetos (Organization and curriculum development through Project - Based Learning)

Autores

  • Alana Fuzaro de Barros Rodrigues Escola Maria Peregrina
  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves
  • Inocêncio Fernandes Balieiro Filho
  • Deise Aparecida Peralta

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992129

Resumo

Abstract

This paper presents the alternate pedagogy of a school located in the interior of the Sao Paulo State (Brazil), as part of the data of a masters’ research. The schools’ framework is based on Project Based Learning and its curriculum is organized on Multiple Intelligences. The framework is also supported by both the Brazilian National Curricular Parameters and the Sao Paulo State Curriculum, regarding school levels. Besides the theoretical issues, there is an exposition of an experience by the mathematics teacher and students of the 6th grade when developing a Project around the theme “From machine to cyborg” that exemplifies the pedagogical proposal of said school.

Keywords: Project-based learning, Multiple intelligences, Curriculum.

Resumo

Este artigo apresenta a natureza pedagógica diferenciada de uma escola localizada no interior do Estado de São Paulo (Brasil), como recorte da coleta de dados de uma pesquisa de mestrado em um Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos. A Escola apresenta como fundamentação teórica a Pedagogia de Projetos e no que diz respeito à matriz curricular, as disciplinas estão divididas de acordo com Inteligências Múltiplas e delineadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e documentos oficiais do Estado de São Paulo conforme o nível de ensino. Além dos pressupostos teóricos, há descrição de uma experiência vivenciada pela professora de matemática e por alunos do 6° ano ao desenvolverem um Projeto em torno do tema “De máquina a ciborgue” que exemplifica a proposta pedagógica da referida escola.

Palavras-chave: Pedagogia de projetos, Inteligências múltiplas, Currículo.

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Biografia do Autor

Alana Fuzaro de Barros Rodrigues, Escola Maria Peregrina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo USP (2013), graduação em Matemática Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2006) e Pós- Graduação em Educação Matemática pela Universidade de Franca (2008). É professora de Matemática do Ensino Fundamental II e atua na formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Maria Peregrina. Mestranda do programa Ensino e Processos Formativos (Unesp/ São José do Rio Preto)

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Publicado

14.05.2018

Como Citar

RODRIGUES, Alana Fuzaro de Barros; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa; BALIEIRO FILHO, Inocêncio Fernandes; PERALTA, Deise Aparecida. Uma experiência de organização e desenvolvimento curricular com Pedagogia de Projetos (Organization and curriculum development through Project - Based Learning). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 544–555, 2018. DOI: 10.14244/198271992129. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2129. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
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