A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO AUXÍLIO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Carolina Buso Dornfeld UNESP - Ilha Solteira
  • Kátia Luciene Maltoni Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14244/%2519827199200

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi analisar a importância da elaboração e participação em Feiras de Ciências para a formação inicial dos futuros professores de ciências e biologia de um curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (UNESP, campus de Ilha Solteira – SP). Após a realização de cada Feira de Ciências (entre os anos de 2006 e 2010) foi realizado um momento de avaliação e reflexão entre os alunos participantes e o professor-orientador, sendo a coleta de dados realizada por meio de um questionário contendo quatro questões abertas. A análise das respostas foi realizada de forma qualitativa utilizando-se a análise textual com agrupamentos em categorias. Participaram deste trabalho 97 alunos graduandos cursando o 4º e 5º anos do referido curso. Com as respostas dos alunos foi possível inferir sobre a importância da elaboração e participação em eventos como Feiras de Ciências na formação inicial do professor, deixando-o mais capacitado para as diferentes atividades e diferentes interlocutores que irão compor a sua carreira profissional futura.

Palavras-chave: formação inicial de professores, feiras de ciências; práticas pedagógicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

23-11-2011

Como Citar

DORNFELD, C. B.; MALTONI, K. L. A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO AUXÍLIO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 42–58, 2011. DOI: 10.14244/%19827199200. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/200. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2011-02-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-07-11
##plugins.generic.dates.published## 2011-11-23

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)