Programa Ciência sem Fronteiras: Relato de experiências (Science Without Borders program: Experience report)

Autores

  • Luan Cutti Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-2867-7158
  • Carlos Alberto Gonsiorkiewicz Rigon Universidade Federal de Santa Maria
  • Junior Melo Damian Universidade Federal de Santa Maria
  • Helena Wichineski Trombeta Universidade Federal de Santa Maria
  • Oscar Agustín Torres Figueredo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991897

Resumo

The Science without borders program was created aiming to reduce the distance between the Brazilian universities and the most prestigious foreign universities, through the students’ mobility to other countries. This federal program needs to be evaluated so that the community has a return and learn what it has been done by these fellows abroad. The aim of this work is to report the academic and extra-academic experiences acquired by four students of the Science without Borders Program during their period studying abroad. In this way, we seek a critical look at the program and how it has helped in the professional formation and improved the citizen vision of the students who are contemplated. Four students from UFSM, campus Frederico Westphalen, were selected by the Science without Borders program to do the sandwich under graduation abroad. The students have studied at universities in Italy, Germany and Australia for a period of 12 to 18 months. During the period abroad, fellows attended language courses, undergraduate courses at universities and performed internships. Experience provides ineffable learning that can contribute to the pursuit of academic excellence in Brazil, by sharing these experiences with teachers and classmates. Having an international experience in the academic and professional resume will definitely stand out among the rest in an extremely competitive job market. Study abroad, mostly still during under graduation is set between the most exciting and enriching experiences for any undergraduate student.
Keywords: Academic mobility, Sandwich undergraduate program, Exchange.

Resumo
O programa Ciência sem Fronteiras foi criado a fim de reduzir a distância entre as universidades brasileiras e as mais prestigiosas universidades estrangeiras, através da mobilidade acadêmica. Esse programa federal precisa ser avaliado para que a comunidade tenha um retorno e saiba o que tem sido realizado por esses bolsistas no exterior. O objetivo deste trabalho é relatar as experiências acadêmicas e extra-acadêmicas, adquiridas durante o intercâmbio de quatro estudantes através do programa Ciência sem Fronteiras. Desta forma, busca-se um olhar crítico sobre este programa e como este tem ajudado na formação profissional e visão cidadã dos estudantes contemplados. Quatro acadêmicos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) campus Frederico Westphalen foram selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras para graduação sanduíche no exterior. Os acadêmicos estudaram em universidades da Itália, Alemanha e Austrália pelo período de 12 a 18 meses. Durante a estadia no exterior os bolsistas frequentaram cursos de idioma, disciplinas nas universidades e realizaram estágios. A experiência proporciona aprendizados inefáveis que podem contribuir na busca pela excelência acadêmica aqui no Brasil, através do compartilhamento dessas experiências com professores e colegas. Ter uma experiência internacional no currículo acadêmico e profissional irá definitivamente destacar dentre os demais, em um mercado de trabalho extremamente competitivo. Estudar no exterior está entre as experiências mais instigantes e enriquecedores para qualquer acadêmico.
Palavras-chave: Mobilidade acadêmica, Graduação sanduíche, Intercâmbio.

References

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Biografia do Autor

Luan Cutti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Frederico Westphalen. Bolsista CAPES de intercâmbio de graduação sanduíche na Università di Bologna (Itália), pelo Programa Ciência sem Fronteiras no ano de 2013/2014. Atualmente mestrando do PPG em Fitotecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Departamento de Plantas de Lavoura.

Carlos Alberto Gonsiorkiewicz Rigon, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando do último semestre do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria campus de Frederico Westphalen, RS - Brasil. Bolsista PET Ciências Agrárias desde março de 2012. Tem experiência na área de Biologia e Controle de Plantas Daninhas e Fisiologia Vegetal. Foi bolsista CAPES no Programa Ciências sem Fronteiras, realizando graduação sanduíche na Hochschule Neubranbdenburg University of Applied Sciences em Neubrandenburg, Alemanha. Em 2014, realizou estágio no Instituto Max Planck de Fisiologia Molecular de Plantas em Potsdam, Alemanha, estudando a expressão de genes dos fatores de transcrição da família MYB em plantas de Arabidopsis thaliana.

Junior Melo Damian, Universidade Federal de Santa Maria

Formado técnico em agropecuária pela Escola Técnica Cruzeiro do Sul (2006-2009) e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen (2010-2015). Foi bolsista CAPES de intercâmbio de graduação sanduíche na Università di Bologna (Itália), pelo Programa Ciência sem Fronteiras no ano de 2013/2014. Atualmente é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia Agricultura e Ambiente da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen. Participa em projetos de pesquisa em agricultura de precisão junto ao grupo LAPSul.

Helena Wichineski Trombeta, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Biologia e Microbiologia do Solo e Ambiente da UFSM. Ex-bolsista CAPES, egressa do programa Ciência Sem Fronteiras, onde realizou, pelo período de um ano e meio (agosto/2013 a janeiro/2015), graduação sanduíche pela University of Western Australia, em Perth, Austrália Ocidental. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação e Cultura, também foi bolsista de extensão da UFSM, realizando palestras educativas em escolas na área de Biologia do Solo.

Oscar Agustín Torres Figueredo, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Engenharia Florestal pela Facultad de Ciencias Agrarias da Universidad Nacional de Asunción (FCA-UNA), Paraguai no ano de 1997. Logo, fiz o Mestrado em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Santa Maria, RS Brasil (2002) e Doutorado em Desenvolvimento Rural (2008) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil). Tenho experiência como docente no curso de Agronomia ministrando aulas de Silvicultura, Botánica e Teorias do Desenvolvimento Rural. Além disso, ministrei aulas na Especialización en Desarrollo rural con enfoque territorial, oferecido conjuntamente pela FCA-UNA, Paraguai e o Instituto Inter-americano de Cooperação Agrícola (IICA) durante o primeiro semestre de 2009. Desde setembro de 2009 estou como Professor Adjunto I do Departamento de Engenharia Florestal do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS) dependente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campi Frederico Westphalen (RS). Ministro aulas de Sociologia rural, Economia rural, Incêndios florestais e de Extensão e comunicação rural para o curso de Engenharia Florestal. Igualmente dou aulas de Sociologia rural, Desenvolvimento rural e Silvicultura para o curso de Agronomias. Ambos os cursos anteriores são do CESNORS/UFSM campi Frederico Westphalen RS.

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Publicado

30.11.2017

Como Citar

CUTTI, Luan; RIGON, Carlos Alberto Gonsiorkiewicz; DAMIAN, Junior Melo; TROMBETA, Helena Wichineski; FIGUEREDO, Oscar Agustín Torres. Programa Ciência sem Fronteiras: Relato de experiências (Science Without Borders program: Experience report). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1020–1033, 2017. DOI: 10.14244/198271991897. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1897. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2016-10-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-12-19
##plugins.generic.dates.published## 2017-11-30