Articulação entre universidade e escola públicas: o caso do curso de pós-graduação lato sensu em ensino de Sociologia da UFRJ (Linkage between university and public school: the case of lato sensu postgraduate course at UFRJ teaching Sociology)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991884Resumo
The objective of this article is to discuss the continuing education of teachers, based on the experience of the post-graduation course - specialization in teaching sociology at the School of UFRJ Education. To achieve this goal and relying on notions of field and habitus of Pierre Bourdieu, interviews were conducted, questionnaires and considered the data coordinating the evaluation of the course, to understand the impacts caused by the transit of teachers between university courses and from school. Among the conclusions, we point out that for a considerable part of the course students is the real possibility of resumption of academic training that was largely abandoned by the contingency of teaching in school. The analyzed data reaffirm the design of the Specialization Course Knowledge and Practices in Basic Education - CESPEB, whose principles are based on the relationship between university and public school.
Keywords: Teaching continuing education, Case study, Post-graduation, Teaching sociology.
Resumo
O objetivo do artigo é discutir a formação continuada de professores, tendo por base a experiência do curso de pós-graduação lato sensu – especialização em ensino de sociologia da Faculdade de Educação da UFRJ. Para alcançar esse objetivo e apoiando-se nas noções de campo e habitus de Pierre Bordieu, foram realizadas entrevistas, aplicados questionários e considerados os dados da avaliação da coordenação do curso, para entender os impactos causados pelo trânsito dos professores entre os campos da universidade e da escola. Dentre as conclusões, destacamos que para uma parte considerável dos alunos o curso representa a possibilidade real de retomada da formação acadêmica, que em grande parte foi abandonada pela contingência do trabalho docente na escola. Os dados analisados reafirmam a concepção do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica – CESPEB, cujos princípios se assentam na articulação entre universidade e escola públicas.
Palavras-chave: Formação continuada docente, Estudo de caso, Pós-graduação lato sensu, Ensino de sociologia.
Resumen
El propósito de este artículo es discutir la formación continua de los profesores, en base a la experiencia del curso de post grado sensu - especialización en sociología de la educación en la Escuela de Educación de la UFRJ. Para lograr este objetivo y confiando en las nociones de campo y habitus de Pierre Bourdieu, se llevaron a cabo entrevistas, cuestionarios y examinaron las coordinar la evaluación del curso, los datos para entender los impactos causados por el tránsito de profesores entre los estudios universitarios y de la escuela. Entre las conclusiones, señalamos que para una parte considerable de los estudiantes del curso es la posibilidad real de reanudación de la formación académica que fue abandonado en gran medida por la contingencia de la enseñanza en la escuela. Los datos analizados reafirman el diseño del Curso de Especialización de conocimientos y prácticas de la Educación Básica - CESPEB, cuyos principios se basan en la relación entre la universidad y la escuela pública.
Palabras clave: educación enseñanza continua, estudios de caso, después de la graduación sensu, la sociología de la educación.
References:
BERNSTEIN, Basil. Pedagogía, control simbólico e identidad. Teoria, investigación y crítica. Madrid: Morata, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Paris: Ed. La Penseé Sauvage, 1991.
GABRIEL, Carmen Teresa. Usos e Abusos do conceito de transposição didática - considerações a partir do campo disciplinar de História. In: Fóruns Contemporâneos de Ensino de História no Brasil Online, 2001, p. 1-11. http://ojs.fe.unicamp.br/ged/FEH/article/view/5444. Acesso em 31/05/17.
LEITE, Miriam Soares. Recontextualização e transposição didática – Introdução à leitura de Basil Bernstein e Yves Chevallard. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2007.
LOPES, Alice Casimiro. Conhecimento escolar: processos de seleção cultural e mediação didáticas. Educação e Realidade, 22 (1), p. 95-441, Jan/Fev, 1997.
MAÇAIRA, Julia Polessa; CORDEIRO, Marina de Carvalho. Ser professor, ser estagiário e formar docentes: reflexões sobre experiências de estágios supervisionados e práticas de ensino. In: HANDFAS, A. (Orgs.) A sociologia vai à escola: História, ensino e docência. Rio de Janeiro: Editora Quartet/FAPERJ, p. 247-274, 2009.
MONTEIRO, Ana Maria F. C. A prática de ensino e a produção de saberes na escola. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 129-148.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática docente. Teoria & Educação, nº 4, Porto Alegre, p.215-234. 1991.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-05-08
##plugins.generic.dates.published## 2017-08-21