O “ser-consigo” ao toque do clarim: educação, processos de subjetivação através das “escritas de si” (The “self with oneself” by the sound of the bugle: education, processes of subjectivation through the “writings of the self”)

Autores

  • Andréia Pinheiro de Freitas Universidade São Francisco
  • Carlos Roberto da Silveira Universidade São Francisco
  • Márcia Aparecida Amador Mascia Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991647

Resumo

The discourses that permeate any discussion of education are extremely marked by social, political, cultural and ideological relations that are experienced by the subjects of the history. The language, thus, that reflects part of the symbolic set of these discourses, constitutes a powerful means of signification and re-signification of various genres and one of the most important ways for the analysis of these discourses. It is in the context of these discussions, based on Foucault's theories of subjectivity and writing processes of the self and on the enunciative and discursive theories of language, with the theoretical support of the French Discourse Analysis, which this article aimed to observe the marks of objectification and subjectivity that are evident in student texts in military training, after interaction with video images produced by other students in different contexts. In discursive analysis of the texts of this study, it was evidenced regularities marked by the choice of words which referred to certain lexical fields of legitimacy in relation to the disciplinary power to which they are subjected. The article, therefore, takes a look at the perceptions and questions regarding the routine of military life that emerge from the "write of the self" of the subjects at the beginning of military training.

Keywords: Subjectivity, Writing of the self, Discourse analysis, Education.

Resumo

Os discursos que permeiam toda e qualquer discussão sobre educação são extremamente marcados pelas relações sociais, políticas, culturais e ideológicas que são vivenciadas pelos sujeitos da história. A língua, portanto, que reflete parte do conjunto simbólico desses discursos, constitui-se em um poderoso meio de significação e ressignificação dos mais variados gêneros e uma das formas mais importantes para a análise desses mesmos discursos. É no contexto dessas discussões, embasado nas teorias foucaultianas sobre processos de subjetivação e escrita de si e nas teorias enunciativas e discursivas de linguagem, com o suporte teórico da Análise do Discurso de Linha Francesa, que o presente artigo teve como objetivo geral observar as marcas de objetivação e subjetivação que se evidenciam em textos de alunos em formação militar, após a interação com imagens de vídeos produzidos por outros alunos em contextos diferentes. Na análise discursiva dos textos do presente trabalho, evidenciaram-se regularidades marcadas pela escolha de palavras que remetiam a determinados campos lexicais de legitimação em relação ao poder disciplinar a que estão submetidos. O artigo, dessa forma, lança um olhar sobre as percepções e questionamentos em relação à rotina da vida militar que emergem da "escrita de si" de sujeitos em início de formação militar.

Palavras-chave: Subjetividade, Escrita de si, Análise do discurso, Educação.

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Biografia do Autor

Andréia Pinheiro de Freitas, Universidade São Francisco

Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2016) na linha Práticas discursivas, processos culturais e educativos, posui especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007) e graduação em Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991). Atualmente é professora de Língua Portuguesa na Rede Pública Federal.

Carlos Roberto da Silveira, Universidade São Francisco

Bacharel em Administração de Empresas pela FAI-MG. Pós-graduado Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIVÁS-MG. Mestre em Filosofia (concentração em Ética) pela PUC-CAMP. Doutor em Filosofia pela PUC-SP/CAPES. Pós-doutor em Educação pela USF/CAPES - Itatiba-SP. Atua como Vice-Líder do Grupo de Pesquisa sobre Estudos Foucaultianos (GPEFE), certificado pelo CNPq, através do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação na USF.

Márcia Aparecida Amador Mascia, Universidade São Francisco

Licenciada em Letras e Mestre em Linguística e Língua Portuguesa, pela UNESP,doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP e pós-doutora em Educação pelaUniversidade de Wisconsin-Madison, EUA, no departamento de “Curriculum andInstruction”. Atua como É líder do Grupo de Pesquisa “Estudos Foucaultianos eEducação” (GPEFE), certificado pelo CNPq.

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Publicado

21-08-2017

Como Citar

FREITAS, A. P. de; SILVEIRA, C. R. da; MASCIA, M. A. A. O “ser-consigo” ao toque do clarim: educação, processos de subjetivação através das “escritas de si” (The “self with oneself” by the sound of the bugle: education, processes of subjectivation through the “writings of the self”). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 578–593, 2017. DOI: 10.14244/198271991647. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1647. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

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