EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CIDADANIA: APROXIMAÇÕES E CONTRADIÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199156Resumo
O artigo foi elaborado com base em pesquisa-ação e tem como objetivo apresentar uma análise da educação inclusiva baseada nas percepções de 30 professores e de 10 alunos com necessidades educativas especiais. Os dados dos professores foram coletados durante um programa de capacitação docente para educação inclusiva, realizado em Maio de 2010 em Florianópolis, Santa Catarina, sendo utilizada como instrumento a técnica cartas de quem gosta de escrever. O instrumento empregado com os alunos foi o desenho do par educativo, que foi coletado em três escolas uma semana antes da capacitação docente. Os desenhos foram apresentados aos professores durante a capacitação, e debatidos. A análise do material coletado contempla categorias, como: aceitação de ritmos cognitivos distintos na aprendizagem, formação docente em tempos de educação inclusiva, interações entre professores e alunos, recursos didáticos e pedagógicos nas escolas, afetividade, caracterizando percepções dos participantes e uma análise da educação inclusiva. A legislação em educação inclusiva mostra uma evolução favorável, mas há outros fatores neste processo, como o dualismo sobre inclusão e exclusão ainda existente na vida em sociedade, que necessita de uma revisão crítica permanente, considerando o vínculo inseparável entre educação e cidadania.Palavras-chave: Educação inclusiva, Formação docente, Desenhos de alunos com necessidades educativas especiais, Percepções.
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Publicado
29.05.2011
Como Citar
FREITAS, Neli Klix. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CIDADANIA: APROXIMAÇÕES E CONTRADIÇÕES. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 40–56, 2011. DOI: 10.14244/19827199156. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/156. Acesso em: 4 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
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