Incidentes críticos nas trajetórias profissionais de gestores escolares
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991278Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991278
A gestão escolar constitui um dos grandes desafios para a qualidade da educação na contemporaneidade. Conhecer a trajetória de seu protagonista, o gestor, vivenciada em tempo e contexto diversos daqueles em que ele atua, é fundamental para orientar a formação continuada, assim como para reorientar a formação inicial de professores, futuros gestores. De modo a contribuir para esse conhecimento, apresentamos resultado de uma investigação biográfico-narrativa que buscou identificar os incidentes críticos presentes na vida profissional de gestores escolares de um município de médio porte em determinada região do Estado de São Paulo, Brasil. Respostas a um questionário permitiram a caracterização de 25 gestores, das 32 unidades escolares do município pesquisado, e a seleção de nove para entrevista. As entrevistas, transcritas e organizadas em biogramas, mostraram que esses profissionais, em sua maioria mulheres, diferentemente dos homens entrevistados, não direcionaram sua carreira para a função gestora. Os incidentes críticos mais regulares nas trajetórias profissionais referem-se à influência de superiores que indicaram seu nome ou que os incentivaram aos estudos para concursos de ingresso na gestão escolar; ao nascimento de filhos, que estimulou o progresso na carreira e/ou imprimiu uma pausa, para posterior investimento; à formação inicial, pois, para os participantes, o curso de Pedagogia é considerado importante para a docência, mas insuficiente para o exercício da gestão. Considera-se que a formação para a gestão deva ser intensificada na formação continuada e revista/alterada na formação inicial, de modo que as atividades gestoras correspondam aos objetivos de uma educação de qualidade.
Palavras-chave: Formação, Gestor escolar, Incidentes críticos, Trajetórias profissionais.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-06-10
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-27