A formação de um campo em educação musical nas escolas de Educação Básica de Fortaleza

Autores

  • Conceição de Maria Cunha Universidade Federal co Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991239

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991239

Esta pesquisa teve como objetivo compreender a formação de um campo em educação musical nas escolas públicas de Educação Básica do município de Fortaleza, Brasil. Fundamenta-se nos estudos praxiológicos de Bourdieu e ressaltam-se as relações dialéticas entre o campo e o habitus e as concepções de educação musical na contemporaneidade ponderadas por Kraemer (2000), enfatizando que os conhecimentos pedagógico-musicais são complexos, dependentes de outras disciplinas, em especial das ciências humanas. Foram investigados cinco professores licenciados em Música pela Universidade Estadual do Ceará que lecionam a disciplina de Arte nas escolas citadas. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa, com aproximações etnográficas em educação, fundamentada nas teorias de formação de professores e nos estudos de educação musical. Com as análises dos dados, categorizadas pela análise de conteúdo, foi possível conhecer os conceitos do que seja educação musical para os professores, os quais podem passar por mudanças e adaptações a partir das necessidades educacionais emergentes no chão da escola. Conclui-se que as atitudes pedagógico-musicais dos professores devem ser sensitivas aos fatores sociais e culturais dos alunos, considerando a complexidade em que emerge o meio educacional. Verificou-se que a formação de um campo em educação musical nas escolas públicas de Educação Básica dessa cidade ainda passa por um processo de construção, não sendo configurado como um habitus, de acordo com as definições de Bourdieu. Entretanto, as práticas dos professores versam sobre a formação de um campo definido em educação musical na escola formal.

 

Palavras-chave: Educação musical, Práticas pedagógicas musicais, Praxiologia.

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Biografia do Autor

Conceição de Maria Cunha, Universidade Federal co Cariri

Licenciada em Música e Mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará, professora Assistente da Universidade Federal do Cariri. Rua Padre Climério Chaves, 304. Cigana, Caucaia-Ce. Fone: (85) 98227454. ceicacunha@gmail.com

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Publicado

27.11.2015

Como Citar

CUNHA, Conceição de Maria. A formação de um campo em educação musical nas escolas de Educação Básica de Fortaleza. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 292–303, 2015. DOI: 10.14244/198271991239. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1239. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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