Organização e realização do processo de escolha de livros didáticos em escolas de educação básica
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991210Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991210
Este artigo estuda ações desenvolvidas pelas escolas de educação básica para o processo de escolha de livros didáticos (LD) no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os sujeitos da pesquisa são professores em serviço de 10 escolas da rede escolar pública da cidade de Santa Maria/RS, Brasil, e o instrumento de pesquisa utilizado para a coleta de informações foi o questionário. A partir da análise das informações coletadas, concluímos que: (1) as escolas organizaram, no mínimo, uma reunião pedagógica para a seleção dos livros didáticos. Esse espaço é o único evento coletivo em que os professores trocam suas ideias e concepções e chegam ao consenso sobre as obras a serem adotadas; (2) no contexto estudado, não percebemos a participação efetiva das secretarias de educação (SMED/SMA e 8ª CRE/SEDUC/RS) em adotar medidas de orientação às escolas e aos professores para a organização da escolha do livro. O envio dos LD pelas editoras às escolas é o principal fator mobilizador do processo; (3) o tempo disponibilizado para essa atividade é insuficiente, não permitindo a análise criteriosa dos livros; (4) os professores reconhecem a importância da sua participação no processo de escolha de LD, pois os encontros/reuniões destinados para esse fim são vistos como um espaço em que eles manifestam suas ideias e opiniões.
Palavras-chave: PNLD, Livro didático, Anos iniciais do ensino fundamental.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-07-17
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-26