Crianças negras na história: Fontes e discursos sobre a breve infância permitida pelo escravismo oitocentista brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991167Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991167
O artigo apresenta recortes de uma pesquisa histórica sobre criança, infância e raça na iconografia do século XIX, sendo a discussão sobre a maneira como eram representadas crianças e infâncias negras em diversos materiais imagéticos o objetivo principal. Com olhar centrado na história da infância e suas interfaces com a da escravidão no Brasil, o texto começa por apresentar breve introdução sobre as fontes e campos utilizados na pesquisa. A análise busca evidenciar vestígios da infância negra no século XIX, iniciando com a literatura de viagem, para, em seguida, buscar em alguns textos de memória. Aspectos da vida infantil, como a brincadeira e a educação, ressaltam que, mesmo de forma limitada e encolhida, foi possível demonstrar que as crianças vivenciavam a experiência da infância, bem como visibilizar suas formas de resistências às imposições dos adultos. Alguns apontamentos sobre educação precedem as notas sobre a relação entre infância e trabalho e a apresentação das percepções da escravidão das crianças de papel, colhidas de textos literários. As considerações finais partem da análise de um conto produzido já no início do século XX, mas que ainda traz resquícios da escravidão, mostrando uma criança negra escravizada, mesmo fora do escravismo formal. Também se considera, apesar da dureza da escravidão, a possibilidade de entrever uma infância-moleque, que é mediadora, brincante, desafiadora, composta de satisfação miúda entre alguns brinquedos, brincadeiras, travessuras e transgressões.
Palavras-chave: Criança negra, Infância, História da infância.
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##plugins.generic.dates.published## 2015-08-24