Os discursos sobre a educação e higienização das crianças nos jornais impressos do Piauí (1930-1960)
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271991160Resumo
DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991160
O Piauí, Brasil, na primeira metade do século XX, vivia uma expansão do processo de modernização. E, para que pudesse mostrar uma imagem de desenvolvimento pleno, era necessário educar e cuidar da infância, considerada o futuro da nação, pois, devido ao descaso, cresciam as taxas de mortalidade infantil. O objetivo deste estudo se concentra em evidenciar as medidas adotadas pelo estado para a educação e cuidados com a infância. Partindo desse contexto, este estudo destaca a infância no Piauí, tendo como marco inicial os anos de 1930, período de grande evidência da infância, e finalizando em 1960, quando as discussões se concentram na criança-problema, discursos veiculados nos jornais impressos da época no Piauí (O Piauhy, Diário Oficial e O Dia). Para a realização do estudo, considerando a natureza histórica do trabalho, o referencial teórico da pesquisa está baseado na Nova História Cultural, que privilegia a história de vida das pessoas comuns, seu cotidiano, suas mentalidades. Os resultados apontam que políticas assistencialistas foram criadas para a melhoria desse quadro. A conscientização das mães quanto ao cuidado com os filhos foi realizada em campanhas promovidas pelo estado, como concursos de robustez, cursos de puericultura para as mães e de noções de higiene e alimentação, além de propagandas que veiculavam em seus produtos esses cuidados, com o intuito de melhorar a visão de desenvolvimento do Piauí.
Palavras-chave: Educação, Infância, Jornais, Piauí.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-04-23
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-25