Práticas de governamento das crianças pobres e negras no início do século XX

Autores

  • Andrea Braga Moruzzi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991159

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991159

Este artigo procura apresentar e discutir sobre as práticas de governamento dadas às crianças pobres e negras no início do século XX tendo como referência analítica Michel Foucault. Observa-se que as crianças pobres e negras tornaram-se o foco central dessas práticas uma vez que enunciadas e visibilizadas como perigosas e em perigo, vulneráveis e sujeitas a condições precárias de vida e de sobrevivência, de maneira tal a serem postas como um problema social a ser gerido pela e para a população. As práticas de governamento agiram no sentido de promover a retirada dessas crianças das ruas e o exercício sobre elas de uma intensa ação educativa de bases higienistas e eugenistas. O efeito dessas práticas foi o controle sistemático de suas vidas. Mais do que estarem em perigo, essas crianças traziam em si mesmas a própria ideia de perigo, pois ameaçavam um projeto político de constituição da nação brasileira. A criança pobre e negra, portanto, no início do século XX foi visibilizada e enunciada como a criança que precisava de proteção e de “tratamento”, como a criança vítima de uma condição precária de vida, vulnerável e sem estrutura familiar e que por estas razões tornava-se perigosa ao projeto de constituição da nação brasileira. As práticas de governamento consistiam em desenvolver ações políticas que envolvesse diferentes segmentos, junto das famílias e da escola, visibilizando e enunciando formas de vida e de culturas desejáveis e o controle das formas indesejáveis.

Palavras-chave: Crianças negras, Crianças pobres, práticas de governamento.

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Biografia do Autor

Andrea Braga Moruzzi, Universidade Federal de São Carlos

Andrea B. Moruzzi é docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e membro do grupo de pesquisa Estudos sobre a Criança, a infância e a Educação Infantil: políticas e práticas da diferença. Trabalha com educação infantil e sociologia da infância com temas relacionados a infância e diferença. 

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Publicado

25.08.2015

Como Citar

MORUZZI, Andrea Braga. Práticas de governamento das crianças pobres e negras no início do século XX. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 461–484, 2015. DOI: 10.14244/198271991159. Disponível em: https://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1159. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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